DIA DO COMERCIANTE: Sistema Ocepar é homenageado pela Associação Comercial do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No Dia Nacional do Comerciante, celebrado na sexta-feira (16/07), o Sistema Ocepar foi homenageado em solenidade realizada na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba (PR). A honraria foi recebida pelo presidente da entidade, José Roberto Ricken, durante a cerimônia, que teve o número de participantes restrito devido à pandemia.
Patrono - Em seu discurso, o presidente da ACP, Camilo Turmina, fez referência ao patrono da entidade, o Barão do Cerro Azul, ao justificar a homenagem: “fazemos esta homenagem por sua importante contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do Paraná e pela liderança do presidente José Roberto Ricken frente à coordenação do G7, grupo de entidades do setor produtivo que muito nos honra participar, e pelo trabalho que vem realizando no cooperativismo paranaense", destacou. Ricken recebeu uma placa alusiva à data das mãos de Turmina e dos ex-presidentes da ACP, Gláucio Geara e Ardison Akel, atual presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Além do Sistema Ocepar, foram homenageadas as empresas Futurama Imóveis e a EBanx – Inovação.
Cooperativismo - Em seu discurso de agradecimento, Ricken dedicou a homenagem ao cooperativismo e a todas aquelas pessoas que contribuem para o crescimento do Paraná. “Divido com todas as cooperativas do Paraná, às quais tenho a honra de servir como presidente executivo do Sistema Ocepar”. Segundo ele, “no cooperativismo acreditamos na cooperação como uma ação mais nobre do que a competição. Competir é necessário, mas cooperar é o que faz a diferença. Sozinho podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe. Este é um dos princípios fundamentais que praticamos. As cooperativas têm uma grande missão, que é organizar economicamente as pessoas, para que elas tenham mais oportunidade e, assim, possam ter mais renda e conquistar uma condição social melhor e ajudar a movimentar toda economia, inclusive o comércio. Não fazemos distinção dessas oportunidades, seja no campo ou na cidade. Para nós, não existe mais o rural e o urbano, o importante é promover o desenvolvimento das pessoas, onde quer que elas estejam. Nosso compromisso é com o desenvolvimento local, regional. Todo resultado gerado por uma cooperativa fica na cidade em que ela está localizada”, lembrou.
Data comemorativa - O Dia do Comerciante foi instituído em 16 de julho de 1953 pelo então presidente do Senado, senador João Café Filho, em memória à data de nascimento de José Maria Lisboa, o Visconde de Cayru, pioneiro do empreendedorismo no Brasil. Graças à influência exercida por Lisboa sobre D.João VI em 1808, os portos brasileiros foram abertos ao comércio nacional e internacional.
Link - Assista à solenidade de homenagem por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=Wpuo1EidWYA.
FOTOS: Cassiane Zambão