DIAGNOSE: Parceria cria Programa para cuidar da saúde das lavouras

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Há cerca de oito anos a Ferrugem Asiática chegou ao Brasil provocando grandes estragos, trazendo prejuízos de milhões de dólares e fazendo os produtores gastarem outros milhões com o controle químico. Na época, pesquisadores e especialistas identificaram que para combater a doença, era preciso monitorar as lavouras. O trabalho, no entanto, não era fácil, e muitas vezes a doença era descoberta tarde demais. Com o propósito de ajudar os agricultores, a Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, juntamente com uma instituição de ensino de Campo Mourão criaram o Projeto Olho Vivo. Com esse trabalho, o produtor passou a ter em mãos uma potente arma para defender sua lavoura, pois, além da Ferrugem Asiática, as análises realizadas na Coopermibra por uma equipe altamente capacitada, passaram a diagnosticar em tempo hábil todas as doenças foliares da soja. Na safra 2007/2008, por exemplo, foram examinadas mais de duas mil amostras e detectados 3,8 mil casos de doenças da soja.

Controle - Com o diagnóstico preciso e ágil, o maior benefício para o agricultor é saber que tipo de defensivo e qual a quantidade deve ser aplicada para o eficaz combate das doenças. Assim, ele deixa de fazer aplicações desnecessárias de produtos químicos e reduz os custos de produção e os riscos de contaminação humana e ambiental. O trabalho trouxe excelentes resultados para o campo. O controle adequado das doenças evitou prejuízos e garantiu boa produtividade para milhares de agricultores associados à Cooperativa. Analisando esse desempenho satisfatório e considerando que o mesmo benefício pode ser estendido a outras culturas, como o milho e o trigo, os diretores da Coopermibra e da Faculdade Integrado decidiram transformar esse projeto num amplo e completo programa de sanidade agrícola: o Diagnose.

Plano de trabalho - "A partir da agora, vamos intensificar e ampliar o atendimento de análises das doenças foliares da soja e, posteriormente, desenvolver projetos específicos que vão abranger outras culturas e outras áreas como, plantas daninhas, pragas, nutrição de plantas, gestão agrícola e inovações tecnológicas", explica o diretor vice-presidente da Coopermibra, engenheiro agrônomo Valdomiro Bognar. "O Programa Diagnose tem como propósito identificar os fatores que interferem na rentabilidade da lavoura, mediante a realização de um diagnóstico preciso e confiável. E, com as informações obtidas, vamos orientar o produtor para que ele possa promover a solução dos mesmos de forma eficaz, econômica e sustentável", enfatiza Bognar.

Orientação - Na Gestão Agrícola, o Programa Diagnose pretende orientar o produtor em todas as etapas do cultivo (antes do plantio e até o pós colheita), identificando, por exemplo, as causas de desperdícios ou gastos desnecessários, possibilitando assim a otimização dos insumos agrícolas de maneira rentável e sustentável. E finalmente, na área de Inovações Tecnológicas, o programa buscará a integração da técnica da diagnose com a tecnologia da informação para o acompanhamento permanente, que possibilitará maior agilidade na emissão do diagnóstico, tomada de decisões ainda mais precisas e a interação com os demais subprogramas. Segundo Praisler, o Programa Diagnose também vai interagir com outros programas institucionais, como o Consórcio Nacional Antiferrugem, o Treino & Visita da Embrapa Soja, o Manejo Integrado de Pragas do Governo do Paraná e o Programa Ocepar Campo.

Lançamento - Na próxima quinta-feira (27/11) a Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil e a Faculdade Integrado de Campo Mourão vão realizar a solenidade de lançamento do Programa Diagnose. Na oportunidade será apresentada a equipe que vai trabalhar no Projeto de Análises Foliares de Doença da Soja - Safra 2008/2008. Para essa temporada, o trabalho contará com grandes novidades, como a ampliação da equipe de análise e algumas inovações tecnológicas que vão melhorar ainda mais a metodologia para identificação das doenças.  (Com informações da Assessoria Coopermibra)

Conteúdos Relacionados