ECONOMIA II: Confiança do consumidor sobe 2,6% em maio, diz FGV
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A confiança do consumidor na economia reverteu uma seqüência de quedas e subiu 2,6% entre abril e maio de 2007, informou nesta quinta-feira (24) a FGV (Fundação Getúlio Vargas). O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) passou de 105,7 para 108,5. Em 12 meses, o índice alcançou uma variação de 7,3%, a maior desde dezembro de 2006 (7,8%) nesta base de comparação, o que, segundo a FGV, sinaliza "a inversão da tendência de deterioração iniciada em fevereiro". Entre abril e maio, houve melhora tanto das avaliações a respeito da situação presente quanto das expectativas em relação aos próximos meses.
A proporção de consumidores que avaliam a situação econômica de sua cidade como "boa" aumentou de 9,9% para 10,3%. Já a dos que a consideram "ruim" diminuiu de 42,7% para 42,0%.
Projeção - Em relação ao futuro, aumentou de 23,7% para 30,2%, a proporção de informantes prevendo melhora na situação econômica local e reduziu-se, de 9,6% para 7,9%, a parcela dos que prevêem piora. Entre os quesitos integrantes do índice, este foi o que mais contribuiu para a elevação do ICC em maio. A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de maio de 2007 foi realizada entre os dias 02 e 21 de maio. (Folhaonline)