ELEIÇÕES 2008: Ocepar participa do lançamento da campanha Voto Consciente

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a proximidade das eleições municipais, a sociedade civil está se organizando em todo o País para estimular o voto consciente. No Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, lançou na segunda-feira (04.05), o Comitê Cidadania e Voto Consciente, um movimento que propõe incentivar o exercício da cidadania e ressaltar a importância do voto consciente. As ações do movimento abrangem desde a criação de material informativo até a instalação de núcleos de corrupção eleitoral. O comitê vai atuar em duas frentes: orientar os eleitores sobre o voto e  denunciar casos de corrupção eleitoral. As ações serão desenvolvidas nos próximos 60 dias, começando pela instalação de um núcleo do comitê na OAB em Curitiba. As instituições devem ainda discutir uma agenda mínima de propostas para apresentar aos candidatos.

Atendimento - O núcleo do comitê na OAB começa a atender a população nesta semana, pessoalmente ou pelo telefone (41) 3253-9840. Uma equipe de 66 advogados voluntários se revezará diariamente para analisar e encaminhar ao Ministério Público possíveis denúncias de casos de corrupção. As instituições ficarão encarregadas pela difusão da proposta do voto consciente ao público de seu relacionamento.

Manifesto - O Sistema Ocepar participou do lançamento do Comitê, representado pelo assessor da diretoria, Guntolf Van Kaick. Na ocasião, instituições que representam diversos segmentos da sociedade assinaram o manifesto do Comitê Cidadania e Voto Consciente. O manifesto convida a população a refletir sobre a importância do voto de cada um. A intenção é estimular os eleitores a valorizar os candidatos que tenham na sua plataforma de governo planos eficientes para o combate à desigualdade social e para o aprimoramento da prestação de serviços públicos básicos, como educação e saúde.

Leia o Manifesto do Comitê Cidadania e Voto Consciente:

"Nós, representantes da sociedade civil organizada, integrantes do Comitê Cidadania e Voto Consciente, queremos propor a todos os eleitores do Paraná uma reflexão. As eleições municipais de 2008 coincidem com o aniversário de 20 anos da promulgação da Constituição da República, num momento em que a sociedade brasileira se vê muito longe da justiça social. É preciso responsabilidade para exercer a cidadania, fazer valer a democracia conquistada e decidir nosso próprio destino.

À luz desses princípios é que gostaríamos de inspirar os votos dos eleitores paranaenses. Cada cidadão pode ser um agente transformador da sociedade se assumir a responsabilidade pelo seu voto. Não há outro meio de colocar a política nacional num rumo mais adequado do que o exercício consciente da cidadania, pelo voto e pela fiscalização permanente dos atos dos administradores públicos. É preciso verificar se os candidatos incluem nas suas plataformas planos eficientes para o combate à desigualdade social e para o aprimoramento da prestação de serviços públicos básicos, como educação e saúde.

Assim, movidos por um compromisso democrático que assumimos, oferecemos nossa contribuição através do Comitê Cidadania e Voto Consciente e convidamos outras instituições igualmente comprometidas a participar desse projeto.

Ao eleitor, o Comitê vai oferecer informações e uma estrutura de apoio para ajudá-lo a agir no combate à compra de votos, ao uso eleitoral da máquina administrativa e à corrupção eleitoral, com o encaminhamento de possíveis denúncias ao Ministério Público. Aos candidatos, propugnamos o compromisso com a transparência e a ética na gestão e com uma agenda positiva de ações e programas que contribuam para alavancar o desenvolvimento local." 

Conteúdos Relacionados