EMBRAPA: Noite de lançamentos na comemoração dos 35 anos da instituição
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o lançamento de uma nova tecnologia - um inoculante para a cana-de-açúcar resultante da mistura de estirpes de cinco espécies de bactérias isoladas da cultura - foram alguns dos destaques da solenidade comemorativa ao 35º aniversário da Embrapa, ocorrida ontem (06/05), em Brasília (DF). O evento, que aconteceu na sede da instituição, em Brasília, e fez parte das comemorações dos 35 anos da empresa, contou com a presença do superintendente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, José Roberto Ricken, e do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.
Monitoramento por satélite - Com a implantação do PAC Embrapa, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 23, a unidade de Monitoramento por Satélite da empresa ficará responsável pela estruturação e a operação do sistema de monitoramento por satélite do andamento das obras em todo país. Os satélites representam uma ferramenta operacional confiável e segura para retratar, de forma permanente e objetiva, a situação de cada obra. O sistema terá sub-sistemas instalados também na Presidência da República, na Casa Civil, no Gabinete de Segurança Institucional e, futuramente, no Ministério do Planejamento.
Nova tecnologia - Ao explicar sobre a nova tecnologia da Embrapa, o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, disse que o inoculante para a cana-de-açúcar promove o crescimento da planta sem o uso de fertilizante nitrogenado e sem prejuízos à produtividade. Além do ganho ambiental que a tecnologia representa - deixam de ser aplicados pelo menos 30 quilos de nitrogênio por hectare ano na cana-planta - a redução de custos de produção é ressaltada pelos pesquisadores. O produto deve estar disponível no mercado dentro de dois anos. Com uma produção que chega a 426 milhões de toneladas por ano, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. A área plantada atinge mais de 6 milhões de hectares.
Livros - Uma coletânea e um livro também foram lançados durante o evento. A coletânea - "Agricultura Tropical: Quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas" - trata das principais inovações técnicas e científicas ocorridas nos últimos 40 anos, que tornaram o Brasil grande produtor e exportador de alimentos, ocupando lugar de destaque na agricultura mundial. A obra é editada pela Embrapa.
Homenagem - Em alusão ao centenário da imigração japonesa no Brasil, a Embrapa homenageou o empregado Nozomu Makishima, filho de japoneses. Aos 76 anos, o engenheiro agrônomo atua na Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) há 30 anos. Depois de aprender a língua de seus antepassados, ele participou de projetos de cooperação técnica com o Japão, que geraram tecnologias que foram adaptadas às condições de produção do Brasil e trouxeram benefícios a diversas cadeias produtivas. "Obrigado ao Brasil por receber tão bem meus antepassados", agradeceu Nozomu. Durante a solenidade, também foram apresentados o evento Ciência para a Vida, que ocorrerá em setembro deste ano, em Brasília, e o Prêmio Embrapa de Reportagem, que, em sua 11ª edição, oferecerá R$ 80 mil em prêmios. (Mapa/Embrapa)