EMBRAPA SOJA: Paraná estuda a retomada do Programa de Manejo Integrado de Pragas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O uso de inseticidas está crescendo no Estado, de acordo com dados da Emater, da safra 1998/99 até a safra 2004/05, houve um aumento de 67% no número de aplicações de produtos químicos nas lavouras de soja. "Estes números, que servem também de referência para outras culturas, mostram um retrocesso no trabalho de combate às pragas. E um dos problemas é que não há um trabalho forte em pesquisa", afirma o pesquisador da Embrapa Soja, Lineu Domit.
MIP - Para mudar esta realidade, a Embrapa Soja, em parceria com a Emater, Iapar, Seab e outras entidades estuda a retomada do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP). As linhas gerais do programa, bem como as pré-propostas já elaboradas, foram apresentadas à Ocepar na manhã desta terça-feira (03/12). Participaram da reunião de apresentação a chefe geral Embrapa Soja, Vânia Castiglioni, o pesquisador Lineu Domit, Nilceu Nazareno, do Iapar, e Ademir Rodrigues, da Emater. "A Ocepar tem interesse em participar do programa, já que o ataque de pragas vem aumentando os custos de produção e em conseqüência reduzindo a renda dos produtores rurais", afirmou o superintendente adjunto Nelson Costa, durante a reunião, que contou ainda com participação dos analistas econômicos do Sistema Ocepar, Gustavo Sbrissia e Robson Mafioletti.
Propostas - Segundo o pesquisador Lineu Domit, o primeiro passo do programa é saber exatamente o que está acontecendo no Paraná. "Sabemos que a fotografia não é boa, mas precisamos fazer um levantamento que comprove os fatos", disse. Além do diagnóstico, as propostas do grupo que, provisoriamente foi constituído para conduzir os trabalhos, incluem a realização de campanhas com caráter motivacional, a elaboração de material técnico e didático, uma palestra padrão e a capacitação de técnicos e produtores. "Também precisamos angariar parceiros, motivo pelo qual estamos aqui hoje. A Ocepar é uma parceira importante, por isso não poderíamos deixar de convidá-la para fazer parte do programa", afirmou Domit.