EMILIA-ROMAGNA: Bianchini recebe missão italiana
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O fornecimento de soja orgânica e convencional para a região Emilia-Romagna, na Itália, foi o assunto discutido na visita que a missão italiana realizou na última sexta-feira (14/03), ao secretário Valter Bianchini, informa o site da Agência Estadual de Notícias (AEN). O fornecimento de soja poderá ser efetivado a partir da execução de vários projetos, que serão administrados por um escritório da região italiana que funcionará em Curitiba a partir de junho. O processo de cooperação entre o Paraná e a província de Emilia Romagna terá ainda a parceria com o Sebrae-PR, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).
Visitantes - Além da missão italiana, participaram da visita ao secretário o diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Marcelo de Campos Costa, o diretor-técnico do Sebrae, Julio Cezar Agostini, o presente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Darci Piana, o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), Ronei Volpi.
Trabalhos e diretrizes - A missão italiana ficou uma semana no Estado e encerrou na sexta-feira, com a visita ao secretário. Para iniciar os trabalhos no escritório em Curitiba, que irá funcionar nas dependências do Sebrae, foram definidas quatro diretrizes. Será feito um trabalho de organização da produção de hortifrutigranjeiros nos entornos das grandes regiões metropolitanas do Paraná; capacitação de técnicos com efeito multiplicador, para produção de leite e queijos com padrão europeu, desenvolvimento e formação de lideranças para o cooperativismo e o desenvolvimento e integração de produtores de soja convencional e orgânica.
Retorno à Itália - A missão retornou à Itália no sábado (15/03) para concluir os projetos e levantar fundos de financiamentos junto ao Ministério das Relações Exteriores do governo italiano e à Comunidade Européia para execução dos trabalhos. Para Valter Bianchini, esse trabalho de forma organizada é bem vindo ao Estado e certamente a estrutura do governo do Paraná irá se somar a esse esforço. O secretário mostrou à missão o crescimento da produção de orgânicos no Estado e fez também um histórico sobre o trabalho da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que tem como foco o atendimento à Agricultura Familiar.
Sintonia - Segundo Bianchini, esse trabalho está em sintonia com a política do governo federal e o resultado é o avanço das atividades típicas da Agricultura Familiar no Estado como a diversificação da propriedade com a exploração da bovinocultura de leite, produção de frutas e hortifrutigranjeiros e da agroindústria familiar. Por conta dessa integração entre lavoura e pecuária, Bianchini disse que muitas desigualdades regionais estão sendo superadas como na região Sudoeste, que além de ser tradicional produtora de grãos está despontando como importante bacia leiteira, atraindo investimentos de laticínios de médio e grande porte. Outro destaque apresentado foi o das políticas públicas de preservação ambiental que favorecem a produção orgânica.