EMPREENDEDOR RURAL: Evento reúne cerca de 3 mil produtores no Expotrade, em Pinhais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de três mil produtores rurais e lideranças do setor agropecuário do Paraná reuniram-se nesta segunda-feira (03/12) no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no evento que marcou o encerramento das atividades das turmas que, em 2007, participaram do Programa Empreendedor Rural (PER). No encontro, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette, destacou que tanto no Empreendedor Rural, como no Programa de Desenvolvimento Sindical, são utilizados conteúdos que permitem ao participante aguçar e ampliar seu senso crítico para avaliar situações e pessoas.
Agentes políticos - "Liminarmente, é preciso que tomemos consciência que, mesmo não militando num partido político, mesmo que alguém tenha asco de política, nós somos agentes políticos, quer queiramos ou não", disse. Meneguette enfatizou que os produtores rurais são agentes políticos quando votam, reclamam da incompetência e do desleixo dos políticos. Mas, infelizmente, na maior parte das vezes, alguns subestimam sua condição cívica. "Quando nos omitimos em política, estamos, na verdade, abrindo espaço para que ele seja ocupado por políticos nocivos, com todas as suas conseqüências", afirmou.
Participação do campo - O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller, afirmou que o campo precisa de eventos como do Empreendedor Rural para que possa debater questões importantes. "Os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) estão localizados nas regiões agrícolas. O Brasil apresenta ainda a segunda pior distribuição de renda do Planeta", lembrou.
Qualificação - Já o presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Darci Piana, destacou a importância da qualificação da mão-de-obra. "Quando todos tiverem preparados, vamos ter um país melhor e um estado ainda melhor, disse.
Competitividade - O economista e ex-ministro Delfim Netto foi um dos palestrantes do evento. Ele ressaltou a importância do produtor rural estar preparado para um mercado cada vez mais competitivo. "O novo nome do jogo é competição. É o que vocês estão fazendo aqui. Quem correr, vai ficar parado. E quem ficar parado, será atropelado", disse. Delfim ainda apresentou um balanço da economia nacional nos últimos 57 anos. "Nos primeiros 38 anos, o Brasil cresceu a uma taxa robusta de 6,5% ao ano. Enfrentou, depois, a maior crise que o mundo conheceu depois de 1929, que foi a crise de 1980-1982. Recuperou-se e voltou a crescer. A partir de 1985, 1986, o Brasil murchou", disse. Segundo ele, o País passou a crescer a uma média que não passa de 2,3 - 2,4%. Agora, está encontrando a sua melhoria", disse.
Empreendedorismo - Já o governador de São Paulo, José Serra, destacou o empreendedorismo rural no Paraná. Segundo ele, ao ter iniciativas como o Programa Empreendedor Rural, o estado mantém-se na liderança agropecuária. "O foco é a agricultura sustentável. Ações como essa apontam exatamente para essa direção", disse. Ela ainda elogiou que haja entidades sindicais afinadas com as necessidades do setor. Serra também criticou os investimentos do governo federal na agropecuária. "O governo gasta mal 78% dos poucos recursos que vão para a agricultura", comentou. Ele defendeu a junção dos ministérios da Agricultura e da Reforma Agrária. "Não podemos ter dois ministérios antagônicos", concluiu. (Faep)