ENCONTRO DE NÚCLEOS: Cooperativas da região norte e noroeste se reúnem em Ubiratã
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Depois das cooperativas do Sudoeste, que se reuniram ontem na Coopertradição, em Pato Branco, chegou a vez das cooperativas do Norte e Noroeste se reunirem para analisar e planejar o cooperativismo paranaense. Foi aberto na manhã desta quarta-feira (23.07), o Encontro de Núcleos da região Norte/Noroeste, que teve como cooperativa anfitriã a Coagru, de Ubiratã. Participaram da abertura o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, o palestrante Antoninho Caron, o presidente da Coagru, Áureo Zamprônio, que também é coordenador no Núcleo Noroeste, e o presidente da Cofercatu e coordenador do Núcleo Norte, José Otaviano Ribeiro, ambos diretores da Ocepar.
Presença feminina - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, destacou a participação de mulheres no encontro de núcleos desta quarta-feira. Estiveram presentes 15 mulheres, de um total de 100 participantes que representaram 17 cooperativas de diversos ramos. "Cada vez mais as mulheres estão participando da vida de suas cooperativas e elas são importantes pelo seu dinamismo e determinação em fazer as coisas acontecerem, por isso devemos incentivar a participação delas no sistema cooperativista", salientou.
Preocupações - O presidente também comentou sobre a preocupação com o fantasma da volta inflacionária ao país e sobre o peso da carga tributária que preocupa as cooperativas. "Precisamos nos preparar para qualquer mudança na economia, nos prepararmos para tempos difíceis. Esta preparação passa pela informação de como o mundo está se comportando e, por isso, trouxemos para essas reuniões de núcleos um especialista, o professor Antoninho Caron, para falar a todos sobre a conjuntura econômica mundial e no Brasil".
Intercooperação - A intercooperação foi outro assunto abordado por Koslovski. "Hoje existem mais de 200 processos de intercooperação no Paraná e precisamos ampliar ainda mais esse número. O sucesso de iniciativas isoladas de algumas cooperativas poderão ajudar a desenvolver outras cooperativas e nada melhor do que a integração, a intercooperação para que isso se concretize. Sabemos dos problemas gerados com a horizontalização que vem acontecendo no setor. Mas precisamos aproveitar este bom momento vivido no setor para que, de forma unida e integrada, possamos crescer ainda mais para poder competir com outros setores. Hoje, neste encontro aqui em Ubiratã é uma oportunidade para também discutirmos questões como estas", falou. De acordo com o cooperativista, a ocasião também é uma oportunidade para discutir sobre as novas ações de marketing, e também para apresentar uma pesquisa de opinião que foi realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) a pedido da Ocepar para saber "o que os paranaenses conhecem do cooperativismo".
Mudanças - Durante o encontro, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, apresentou a nova sistemática de funcionamento dos trabalhos que serão desenvolvidos pelo sistema. Ricken falou da integração que está sendo promovida entres os profissionais das três gerências: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento e Autogestão e Técnica e Econômica. "Nosso objetivo é centralizar o atendimento às cooperativas paranaenses, fazendo com que as equipes de técnicos visitem de forma conjunta as cooperativas, para isso, cada gerência colocará um profissional para atuar em cada uma das regiões do estado", frisou. Como aconteceu em Pato Branco, na terça-feira (22/08), Ricken apresentou a equipe de profissionais que atuará também nas regiões Norte e Noroeste: Devair Mem, Jessé de Aquino, Fernando Mendes, Leandro Macioski e Gustavo Sbrissia, coordenados pelos gerentes, Leonardo Boesche, da gerência de Desenvolvimento Humano, Gerson Lauermann, da gerência de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop Paraná e Flávio Turra, da gerência Técnica e Econômica da Ocepar. Na região Oeste os profissionais que ficarão responsáveis por este atendimento às cooperativas são: Marcelo Bonsenhor Martins, Vera Regina de Paula, João Gogola Neto, Josias Ferreira Alves e Robson Mafioletti.
Pesquisa de opinião - Ainda na parte da manhã, o coordenador da Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, apresentou os resultados da pesquisa de opinião encomendada pela Ocepar para avaliar a percepção da população paranaense em relação ao cooperativismo, e também as estratégias para a campanha de marketing institucional para o ano de 2008. Na parte da tarde, os dirigentes das cooperativas presentes no Encontro de Núcleos em Ubiratã se reuniram com o presidente João Paulo Koslovski para tratar de assuntos específicos, enquanto outro grupo de agentes de desenvolvimento humano e desenvolvimento e autogestão, se reuniu com a finalidade de alinhar os trabalhos que serão realizados nas cooperativas das regiões Norte e Noroeste, e que terão à frente os gerentes Leonardo Boesche e Gerson Lauermann.