ENCONTRO DE NÚCLEOS: Lideranças debatem crise econômica e traçam planos para 2009
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 100 presidentes, dirigentes, líderes, cooperados e colaboradores das cooperativas do Oeste do Paraná estão reunidos nesta terça-feira (18/11), em Cascavel (PR), com o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e com o superintendente José Roberto Ricken. Eles participam do Encontro de Núcleos, evento que o Sistema Ocepar promove anualmente com o objetivo de discutir regionalmente a atuação das cooperativas e o planejamento para o ano seguinte. "Este ano, o Encontro ganhou uma importância maior em função da crise econômica. É preciso avaliar com cuidado a atuação das cooperativas diante do atual cenário econômico mundial e planejar com as ações para 2009", afirma Koslovski.
Reflexos no agronegócio - O Encontro de Núcleos da Região Oeste tem como cooperativa anfitriã a Coodetec. O superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, avalia como importante e positiva a participação das cooperativas da região. "As avaliações feitas foram muito realistas, o que mostra que as cooperativas estão conscientes em relação aos reflexos da crise internacional no agronegócio brasileiro. Este ano, a crise refletiu pouco nos negócios das cooperativas, mas para o ano que vem a situação deve ser outra, por isso é necessário planejar muito bem o que será feito", diz o Ricken. Ele lembra ainda que para esclarecer e orientar os cooperativistas em relação ao que está acontecendo na economia mundial, a Ocepar levou para o Encontro de Núcleos deste ano o professor da FAE e da UFPR, Eugênio Stefanelo. Ao falar sobre os "Possíveis Impactos da Crise Internacional para o Cooperativismo Paranaense", Stefanelo comentou sobre a atual situação do mercado diante da crise mundial, comportamento do câmbio, cotações do commodities, exportações e preocupações em relação aos preços dos produtos agrícolas.
Agenda - As reuniões do Encontro de Núcleos iniciaram ontem pela região Sudoeste. A cooperativa anfitriã foi a Cocamp, de Palmas. Na quarta-feira, dia 19 de novembro, a reunião será com as cooperativas do Norte e Noroeste, tendo como anfitriã a Cocari, de Mandaguari. O último encontro será no dia 20 de novembro, com as cooperativas da região Centro Sul, tendo como anfitriã a Castrolanda, em Castro.