ENCONTRO ESTADUAL: O reconhecimento aos ex-presidentes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na última sexta-feira (05/12), durante o Encontro Estadual dos Cooperativistas Paranaenses realizado pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, no Teatro Positivo, em Curitiba, foram homenageados os ex-presidentes da Ocepar. "Cada um a sua maneira e pautado nos princípios e valores da cooperação tornou a Ocepar e o cooperativismo do nosso estado um dos mais desenvolvidos e reconhecidos pelas autoridades estaduais e federais", disse o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, ao destacar o trabalho dos ex-presidentes que foram homenageados na ocasião com o Troféu "Cooperativas - Orgulho do Paraná". "A homenagem especial aos ex-presidentes que dirigiram a Organização das Cooperativas do Paraná desde a sua fundação se justifica porque a visão, trabalho e dedicação destes dirigentes contribuíram para tornar as cooperativas, o Orgulho do Paraná", ressaltou Koslovski que entregou pessoalmente uma placa aos ex-presidentes com a mensagem: "Aos ex-presidentes, os agradecimentos do Sistema Ocepar por seu empenho e dedicação às cooperativas paranaenses e brasileiras".
Van Kaick - O primeiro homenageado foi o ex-presidente Guntolf van Kaick, que marcou com firmeza de ação e liderança a estruturação da organização. Foi em sua gestão que teve início o Programa de Pesquisa, tendo conseguido transferir para o Paraná recursos de fundos de pesquisa até então destinados ao Rio Grande do Sul. Também criou o fundo de garantia contra o granizo nas culturas de trigo e soja. Van Kaick foi reeleito após o primeiro mandato e, mais tarde, novamente escolhido para mais dois mandatos, completando 11 anos como presidente. Sua experiência e capacidade continuam a serviço do sistema cooperativista até hoje.
Benjamin Hammerschmidt - O segundo ex-presidente homenageado foi Benjamin Hammerschmidt. Extensionista da Emater-PR, foi presidente da Cooperativa Mista Bom Jesus, da Lapa. Na Ocepar, Benjamin por dois mandatos consecutivos liderou e continuou consolidando o sistema cooperativista. Expandiu e fortaleceu o Programa de Pesquisa e iniciou as negociações viabilizando o financiamento das obras civis das instalações da entidade em Cascavel e Palotina. Após encerrar sua segunda gestão, assumiu a função de Diretor do Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC). Foi presidente da Cooperativa Central Agropecuária - Cocap e um dos grandes defensores da filosofia cooperativista até a sua prematura morte, ocorrida em 07 de agosto de 2003. A Sra. Sieglinde Hammerschmidt, viúva de Benjamin Hammerschmidt, recebeu o troféu em sua memória.
Wilson Thiesen - Wilson Thiesen, o terceiro homenageado, iniciou suas atividades profissionais no Incra, há mais de 35 anos, na área de cooperativismo. Foi delegado do Ministério da Agricultura no Paraná, funcionário da Cocap e vice-presidente da Confepar. Toda sua vida profissional esteve voltada ao cooperativismo paranaense, que o elegeu presidente da Ocepar por duas vezes. Foi em sua gestão que a Ocepar construiu o Centro de Treinamento em Cascavel e redirecionou o Programa de Pesquisa. No início do seu segundo mandato foi eleito presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB. Thiesen continua assessorando a Ocepar, sendo também o presidente do Sindileite.
Ignacio Aloisio Donel - Quarto homenageado, Ignácio Aloísio Donel não pode comparecer, sendo representado pelo presidente da Central Sicredi, Manfred Dasenbrock. Donel dedicou toda sua vida profissional ao cooperativismo. Foi o primeiro gerente e presidente reeleito por diversas vezes da coperativa Lar, tendo difundido a máxima participação dos cooperados em suas cooperativas. Foi conduzido à presidência da Ocepar para completar o mandato de Thiesen, então eleito presidente da OCB. Donel idealizou e implantou os Núcleos Regionais Cooperativos, de forma a buscar soluções regionais para os problemas relacionados com o desenvolvimento do sistema cooperativista. Na Ocepar, liderou a implantação do Cooperativismo de crédito Rural, tendo posteriormente sido presidente da Sicredi Paraná.
Dick Carlos de Geus - O ex-presidente das cooperativas Batavo e central CCLPL, Dick Carlos de Geus, foi o quinto ex-presidente homenageado. De Geus, em sua gestão à frente da Ocepar, motivou a profissionalização e inserção das cooperativas no processo de modernidade e na tecnologia de ponta, tendo sempre presente o ideal da integração. Estabeleceu parcerias da Ocepar com outras instituições de representação da sociedade organizada. Consolidou a atuação dos Núcleos Cooperativos e transformou o Departamento de Pesquisa da Ocepar na cooperativa central Coodetec. De Geus presidiu também as cooperativas Batavo e CCLPL, foi vice-presidente da OCB, presidente da Batávia S/A, sendo o atual presidente da Cooptur.