ENDIVIDAMENTO: Agricultura apresenta contraproposta para dívida rural
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Deputados e senadores ligados às comissões de Agricultura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e líderes do setor produtivo, entre os quais, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que representa a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no processo de discussão das dívidas rurais, entregaram ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, no final da tarde de terça-feira (18/03) uma contraproposta de negociação do endividamento estimada pelo governo federal em R$ 87 bilhões. O assunto também foi discutido a noite com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O documento entregue ao ministro foi debatido durante o dia por deputados e senadores ligados às comissões de Agricultura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e líderes do setor produtivo.
Reunião dia 25/03 - A próxima etapa de negociação da dívida rural vai acontecer no próximo dia 25, quando está prevista nova reunião da Comissão de Agricultura da Câmara Federal. O Mapa e o Ministério da Fazenda agendaram para essa data uma nova rodada de negociações com o Congresso Nacional. Parlamentares e setor rural se movimentam para realizar no Auditório Nereu Ramos uma mobilização nacional com a presença de produtores rurais vindos de diversos estados do País para acompanhar o desfecho da negociação do endividamento com o governo federal.
Mobilização - A decisão de mobilizar os agricultores foi tomada depois da reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE), Bernard Appy, e o secretário-adjunto da SPE, Gilson Bitencourt no último dia 11 de março. No encontro, a equipe do Ministério da Fazenda apresentou somente o levantamento da dívida agrícola. (Com informações da Comissão de Agricultura da Câmara)