ENDIVIDAMENTO II: BB renegocia 75% dos 220 mil contratos de custeio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A maioria dos produtores que tem contratos de custeio com o Banco do Brasil já procurou as agências e pediu a renegociação destas dívidas. Do total de 220 mil contratos de custeio, 75% dos produtores já encaminharam aos bancos o pedido de renegociação previsto na Lei 11.775 de 2008, MP 432. No caso dos investimentos, dos 460 mil contratos, 40% já tiveram o pedido de renegociação apresentado ao banco. Os números são referentes ao período encerrado no dia 23 de setembro.

Aumento - O prazo estabelecido pela lei foi até ontem, como data limite para a apresentação do pedido aos bancos. Uma fonte do Banco do Brasil explicou que desde a última terça-feira aumentou o número de pedidos de prorrogação apresentado aos bancos, mas não há dados fechados referentes a este período. Esta fonte explicou ainda que a adesão à renegociação no caso dos investimentos é menor porque a lei determina que o produtor que renegociar suas dívidas não terá acesso a novo financiamento até que o contrato original seja quitado. A maior parte da dívida de investimento vence no mês de dezembro.

Número de contratos - No total, o Banco do Brasil tem 935 mil operações rurais que podem ser beneficiadas por algumas das medidas previstas na Lei 11.775, através da qual o governo definiu descontos para quitação ou renegociação dos contratos, ampliação dos prazos de pagamentos e redução de taxas de juros para alguns contratos rurais. Com a lei, será possível regularizar a situação de 2,8 milhões de contratos do setor nos bancos brasileiros, o que representa R$ 75 bilhões. A dívida total do setor rural é apontada em R$ 87,5 bilhões. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados