ENERGIA: Conta de Luz vai trazer de forma mais clara o valor de impostos e tributos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As 3,6 milhões de contas de luz entregues mensalmente pela Copel em todo o Paraná passarão em breve por algumas modificações e informarão aos consumidores, com mais clareza e objetividade, os valores dos impostos e tributos nelas cobrados. As propostas de aprimoramento que a Copel pretende adotar foram apresentadas e discutidas na segunda-feira (08/02) por solicitação do seu Conselho de Consumidores, onde a Ocepar mantém um assento. O pedido do Conselho foi conseqüência das queixas contra a falta de clareza com que os valores de impostos e tributos eram demonstrados e lançados pela Copel na conta de luz, o que dava margem a dúvidas e até a desconfianças quanto à correção do que era cobrado.
Explicação - O diretor de Finanças da Copel, Paulo Roberto Trompczynski, explicou detalhadamente aos integrantes do Conselho de Consumidores os procedimentos da empresa para calcular os valores referentes a impostos e tributos na conta de luz e, também, a forma como tais valores são atualmente apresentados ao consumidor. "Diante da dificuldade encontrada por diversos consumidores em compreender com exatidão as informações na forma como elas eram apresentadas, a Copel decidiu reformular essa parte da conta de luz, aprimorando seu detalhamento para que os números possam ser mais facilmente entendidos pelos cidadãos", explicou o diretor. "Receber informações claras e objetivas é direito dos consumidores e é obrigação da Copel, como empresa prestadora de um serviço público comprometida com a transparência, presta-las".
Entendimento facilitado - Para o presidente do Conselho de Consumidores, Álvaro Rychuv, tudo tende a ficar mais claro a partir de agora. "Reconhecemos que embora os valores cobrados pela Copel estejam corretos, a forma atual de sua divulgação nas faturas de consumo dificulta a compreensão pelos clientes", informou Rychuv. "Mas acreditamos que as informações deverão ficar bem mais claras com as modificações e melhorias que a empresa vai fazer nas contas de luz". (Imprensa Copel)