EVENTO: Engenheiros agrônomos discutem agricultura do século 21
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O que os engenheiros agrônomos desejam e propõem para a agricultura paranaense do século 21? Essa será a temática do Encontro Paranaense de Engenheiros Agrônomos 2010, no dia 26 de novembro, no auditório do Centro de Estações Experimentais do Cangüiri da Universidade Federal do Paraná (Fazenda Cangüiri/UFPR), em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR). O evento integra o III AnB - Agronegócio Brasil Ciência - Tecnologia - Inovação - Ética;
Papel - De acordo com os organizadores, no encontro serão enfatizadas as ações e o papel histórico da categoria agronômica na transformação qualitativa da agricultura do Paraná. Os profissionais devem ainda projetar seu posicionamento independente sobre os rumos e o desenvolvimento futuro dessa agricultura, bem como o papel do movimento agronômico e de suas entidades nesse processo. Na oportunidade, um documento denominado "Agenda político-profissional" será apresentado ao governador eleito, Beto Richa, marcando a participação e posição dos engenheiros agrônomos do Paraná na construção da agricultura que se quer alcançar com a participação profissional plena e independente.
Palestrantes - O engenheiro agrônomo Décio Luiz Gazzoni, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e pesquisador da Embrapa Soja, vai abrir o ciclo de debates com uma palestra sobre as perspectivas e desafios da agricultura brasileira do século 21. Depois, o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, fala sobre Agricultura, Energia Meio Ambiente e Agronomia. Já o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, abordará o papel das cooperativas no contexto da agricultura do século 21. Em seguida, o presidente da Faep, vai tratar das necessidades para uma agricultura verdadeiramente sustentável no Paraná.
"Confeab: rumos e desafios da profissão no Brasil", será o tema da palestra ministrada pelo presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, José Levi Pereira Montebelo. O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná- seção Curitiba, Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, falará sobre "Agricultura e proteção ambiental com ciência, tecnologia, inovação e ética". O presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Florindo Dalberto, ministra a última palestra com o tema "O que os engenheiros agrônomos desejam e propõem para a agricultura paranaense do século XXI: uma contribuição da categoria agronômica ao novo governo do Paraná". O evento encerra com o pronunciamento do governador eleito do Paraná, Beto Richa.