EVENTO: Participantes avaliam positivamente o 2º Encontro Estadual das Cooperativas Mirins e Escolares
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“Esse evento sintetiza os valores do cooperativismo que nós tanto estudamos dentro da nossa formação teórica para a constituição das cooperativas”, disse Inácio Perondi Hank, 16 anos, presidente da Cooperativa Mirim Conesco, de Dois Vizinhos, que é apoiada pelas cooperativas Coopermundi e Sicoob Vale Sul. Ele foi um dos 350 participantes do 2º Encontro Estadual das Cooperativas Mirins e Escolares, realizado nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/10), no Pavilhão de Exposições da Cooperativa Frísia, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais, com apoio das cooperativas Agrária, Castrolanda, Coopermundi, Sicoob, Sicredi e Frísia, anfitriã desta edição.
Coletivo - Inácio destacou ainda outros pontos positivos do evento. “Nós falamos aqui em confiança, em intercooperação, que foi o princípio mais mostrado nas atividades. Houve toda essa interação entre as cooperativas, que possuem um modelo que traz ganhos significativos para todos os envolvidos. Trouxe ainda a possibilidade de fazer novas amizades, estabelecer novos laços entre as pessoas, mas especialmente entre grupos, porque quando a gente fala em cooperativismo, a gente não fala do indivíduo, a gente fala do coletivo, que esteve em ênfase aqui. O coletivo interagindo com outros coletivos, dentro desse supergrupo, formado pelas cooperativas mirins e escolares do Estado do Paraná”, acrescentou.
Expectativas superadas - “Nós adoramos este encontro. Nós fomos ao evento do ano passado, em Toledo, mas esse superou as expectativas. Foi muito bom. Nós estamos começando agora na produção de velas na Coopermartin. Somos em torno de 20 cooperados, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, mas estamos pensando em aumentar o limite de idade [de ingresso na cooperativa] para que possamos ter mais cooperados”, afirmou Rafaela Niedermayer Pulga, 13 anos, presidente da Cooperativa Mirim Coopermartin, de Marechal Cândido Rondon, apoiada pela Sicoob.
Aprendizado e amizades - A presidente da Coopemaz, de Toledo, apoiada pelo Sicoob, Laura Camila Marques Kievel, 12 anos, disse que o evento trouxe muito aprendizado. “Com esse Encontro das Cooperativas, eu aprendi mais sobre o trabalho em equipe, cooperação, união e a respeitar o tempo do outro. Tudo isso a gente faz nas cooperativas mirins e pode colocar em prática em eventos como esses, que são muito divertidos e animados. Foi uma honra ter sido convidada para participar”, destacou. “Está sendo muito divertido esse segundo Encontro. Dá para fazer muita amizade e reforçar um pouco do cooperativismo”, disse ainda Beatriz Ventura, 14 anos, presidente da Cooperativa EECooper, de Carambeí, apoiada pela Frísia.
Satisfação - Luciano Tonon, gestor de eventos e cooperativismo da Frísia, falou que, para a cooperativa, foi uma satisfação ter sido a anfitriã do Encontro. “É uma grande satisfação, primeiro, por tudo que o evento proporciona, esse senso de coletividade, o estímulo ao comportamento cooperativo, com essa integração, essa aproximação entre as cooperativas escolares. Mas o principal princípio do cooperativismo que exercitamos foi o sétimo, que é o interesse pela comunidade. As cooperativas praticam mesmo o propósito de construção do fortalecimento com as comunidades. Esse é o grande objetivo de uma cooperativa escolar”, afirmou. “Assim, o evento é uma premiação para essas crianças, esses pré-adolescentes que tanto se dedicam durante o ano, faz seus projetos de aprendizagem, empreendedorismo, educação financeira, educação ambiental e sobre o próprio cooperativismo”, frisou.
Significativo - Jocelaine Lopes dos Santos Oliveira, professora da Escola Municipal Profa Suzana Moraes Balen, apoiadora da Cooperativa Mirim Cooperbalen, de Foz do Iguaçu, frisou o que o Encontro representa para os estudantes. “Esse evento tem sido muito significativo para as nossas crianças, pois, para muitas, nunca havia sido proporcionada uma viagem como essa, que possibilita estar em contato com algo tão diferente da nossa realidade em Foz do Iguaçu. Nossas crianças estão amando esse evento e se sentindo muito honradas de estar aqui”, disse.
Diferença - “Para nós, da Cooperativa Castrolanda, e acredito que para as outras cooperativas madrinhas das cooperativas mirins e escolares também, um encontro como este é fantástico por podermos trazer os nossos alunos até aqui. Ver a percepção deles sobre o cooperativismo, a interação que eles fazem com outras escolas. Tudo isso, com certeza, vai ficar na memória e fazer a diferença na vida deles”, ressaltou Amanda Chuproski, supervisora de Cooperativismo da Castrolanda, de Castro.
Momento marcante - Giovana Cardoso Versolato, analista de Desenvolvimento do Sicoob, de Maringá, também frisou que o evento sempre é uma ocasião marcante para os pequenos cooperados das cooperativas mirins e escolares. “Nós viemos ao Encontro com 22 cooperativas mirins e foi um prazer participar desse evento porque nós estamos construindo memórias para eles, que sempre vão lembrar com muito carinho desse momento em que se encontram com outras cooperativas e puderam aprender muito mais sobre intercooperação.
Programação - Com o tema “Acampamento Cooperativo”, o Encontro teve uma série de atividades, como Jogos de Socialização, Oficinas de Circo e Contação de História, no primeiro dia. No dia seguinte, houve a realização de gincana, apresentação da palestra “De dentro para fora: ativando a imaginação criativa e fortalecendo as habilidades emocionais”, ministrada para os professores orientadores pela instrutora Marcela Delgado e espetáculo de variedades.
Paraná - No Paraná, há 47 cooperativas mirins e escolares constituídas em 30 municípios, abrangendo 1.910 associados, que são estudantes com idade a partir de 9 anos, e 89 professores orientadores. Elas são formadas com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e em intercooperação com cooperativas de diferentes ramos, como agropecuário, crédito e de trabalho, produção de bens e serviços, por exemplo, que atuam como madrinhas das cooperativas mirins e escolares e fornecem todo o apoio em sua formação.
Programa - A iniciativa integra o Programa de Cooperativas Mirins e Escolares, que tem finalidade educacional e se ampara no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo. O programa abrange diversos pontos, como a constituição de novas cooperativas, com crianças e adolescentes; estudos e aprofundamento da educação cooperativista; o desenvolvimento do objeto de aprendizagem e o trabalho colaborativo.
Fotos - As fotos do 2º Encontro Estadual das Cooperativas Mirins e Escolares estão disponíveis no Flickr. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Cassiano Rosário. Clique aqui para acessá-las. Acompanhe o evento também pelas redes sociais do Sistema Ocepar: /sistemaocepar.
FOTO: Cassiano Rosário