EXPECTATIVA PARA 2007: Cenário melhora e estimula produtor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um novo cenário para o setor rural em 2007 se desenha, gerando uma expectativa positiva para o produtor, depois de dois anos de revés, avalia o presidente da Organização das Cooperativas do estado de Goiás, Antonio Chavaglia. “Os preços das principais commodities agrícolas, soja e milho, estão melhorando por conta do aumento do consumo de milho nos Estados Unidos e do crescimento do biodiesel no Brasil”, disse Chavaglia, que também é presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) . “Temos informações de que os Estados Unidos vão consumir mais milho, principalmente por causa do crescimento da produção de etanol. Isso deve aumentar a área de plantio de milho diminuindo a de soja, o que nos favorece”, comenta. “Novas fábricas de etanol estão sendo montadas por lá, podendo o consumo de milho chegar a 80 milhões de toneladas, em vez dos atuais 52 milhões. O preço do milho está reagindo”.
Trigo - Para Chavaglia a queda na produção de trigo em vários países, gerando uma escassez do produto, é outro fator importante. Em sua análise, o crescimento do biodiesel no Brasil também contribuiu para uma mexida com o mercado futuro da soja, trazendo uma nova esperança para o produtor rural brasileiro.
Na opinião do presidente da cooperativa, a nova safra brasileira pode ser boa e os resultados econômicos também, até porque o produtor está cuidando do principal problema atual no campo, que é a ferrugem.“Muita gente optou por não plantar a soja de ciclo mais longo, justamente para evitar custos maiores, sobretudo por causa da ferrugem que, aliás, está tendo um controle melhor. As lavouras foram plantadas mais cedo no Centro-Oeste, há estimativa de uma boa safrinha e os preços acenam ser melhores do que no passado, inclusive para o milho”, diz. (Fonte: Site Comigo/Reprodução OCB)