EXPORTAÇÃO: Ocepar participa de Seminário sobre comércio internacional
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Destacar a importância do agronegócio brasileiro, setor que representa 30% do PIB do País e 36% das exportações nacionais. Este foi o objetivo da palestra ministrada pelo superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, nesta quinta-feira (04.09), durante o Seminário Estadual de Negócios Internacionais do Paraná. A convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), promotora do evento, a Ocepar marcou sua participação com a apresentação de dados que mostram a participação do agronegócio na economia nacional, o potencial produtivo brasileiro e a evolução das cooperativas, principalmente do Paraná. "Após três anos, as cooperativas do Paraná retomaram a dianteira das exportações do segmento cooperativista. Nos primeiros sete meses de 2008, as exportações das cooperativas paranaenses cresceram 65%, o dobro das exportações gerais das cooperativas brasileiras (32,5%) que, por sua vez, é superior que o crescimento das brasileiras (27,1%) e também do agronegócio que cresceu em (30,2%) no período", comentou Costa.
Cases de sucesso - Para completar, Nelson Costa apresentou aos participantes cases de sucessos das cooperativas do Estado, principalmente, nos setores de carnes, soja e suco de laranja, produtos que lideram a pauta de exportações do agronegócio paranaense. "As cooperativas têm competitividade em todas as áreas (produção, pesquisa, industrialização e comercialização), e encontraram na exportação uma alternativa importantíssima para viabilização das atividades dos seus cooperados", disse.
Participação - O Seminário Estadual de Negócios Internacionais do Paraná acontece no Cietep, em Curitiba, e conta com a presença de 500 participantes, entre exportadores, importadores e profissionais do comércio exterior do Estado. A finalidade do evento é proporcionar o intercâmbio e a parceria entre os setores público e privado para estimular a participação do empresariado paranaense no comércio internacional. Além da Ocepar, que também foi representada pelo analista técnico e econômico, Cassiano Bragagnolo, o evento teve a palestras com o ex-presidente do Banco Central, Carlos Geraldo Langoni, que falou sobre "Cenários da Economia Mundial e Perspectivas para o Comércio Exterior", a apresentação de case de sucesso na prática do comércio exterior da empresa Química Indústria (Quimitec), e ainda palestras com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Banco do Brasil e Secretaria da Receita Federal.