EXPORTAÇÕES: Acaba limite para compra de dólares por bancos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Banco Central (BC) do Brasil anunciou no dia 30 de dezembro uma medida que pode favorecer a alta do dólar e com isso beneficiar os exportadores. A diretoria do BC decidiu acabar com os limites impostos à quantidade de moeda estrangeira que cada banco podia comprar e que vigoravam desde a época em que o câmbio era controlado pelo governo. Antes dessa mudança os bancos podiam manter, no máximo, US$ 6 milhões em sua carteira de câmbio. Os valores que excedessem esse limite eram recolhidos ao BC, sem rendimento as instituições financeiras, numa espécie de deposito compulsório – semelhante aos depósitos à vista nos bancos, em que % deve ser aplicado em crédito rural ou ser recolhido ao BC sem rendimentos.

Positiva – Para o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, a medida do BC é positiva para os exportadores, pois a tendência é que o real desvalorize em relação ao dólar. “Isso vai tornar nossas exportações mais competitivas”, comentou Turra, lembrando que a próxima safra já será beneficiada.

Flutuante - Essa decisão, segundo o BC, faz parte da “consolidação do regime de câmbio flutuante”, bem como a redução no custo da transação e maior eficiência na formação de preços no mercado de câmbio, ou seja, sem essa obrigação dos bancos recolherem compulsoriamente parte dos dólares comprados no mercado, o BC reduz os custos arcados por aqueles que querem fazer grandes aplicações cambiais. Com essa medida da redução dos entraves às compras de dólares o BC tem por objetivo aumentar a demanda pela moeda norte-americana e mais alta tende a ser a sua cotação. (Com informações da Folha de São Paulo)

Conteúdos Relacionados