EXPORTAÇÕES: \"Eximbank\" brasileiro será criado como diretoria do BNDES, diz ministro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O pacote de incentivos às exportações deve ser anunciado até o fim de março, disse, nessa quarta-feira (03/03), o ministro de Desenvolvimento, Miguel Jorge, conforme adiantou o Valor na edição da última segunda-feira. Ele acredita que pode ser criado ainda este ano um banco específico para o comércio exterior, a exemplo do Eximbank. Ele informou que o esboço das medidas está pronto, faltando apenas uma reunião específica dele com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para fechar o pacote.

Pressa - Nesta quarta-feira (03/03), durante reunião do Grupo de Acompanhamento do Crescimento (GAC), os empresários pediram pressa ao governo no pacote de estímulo à exportação. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, resumiu a posição geral queixando-se da forte alta das importações no primeiro bimestre do ano. Além, disso, o exportador sofre com o "o acúmulo de créditos", disse ele. As companhias que atuam somente no mercado interno conseguem compensar impostos como o PIS/Cofins na compra de insumos ou no pagamento de outros tributos, mas o exportador, não, argumentou ele.

Eximbank - Entre as medidas em estudo, Miguel Jorge destacou que deve ser criado ainda este ano o Eximbank, uma carteira bancária especial voltada para o financiamento ao comércio exterior. "Será uma diretoria especial" do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES), explicou. "Criar um banco novo seria muito burocrático, demoraria muito", explicou.

Desburocratização - O ministro também destacou a desburocratização para reduzir custos das operações de comércio exterior, mais financiamentos e garantias, aumento de missões comerciais e de mercados compradores, além de medidas de ordem tributária como devolução de crédito ao exportador. "É um projeto para melhorar a capacidade do Brasil exportar", resumiu o ministro do Desenvolvimento. Os ministros e técnicos do governo ouviram ainda reivindicações pontuais de vários setores, a maioria no sentido de reforçar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados