EXTENSÃO RURAL: Sustentabilidade e produção agropecuária em discussão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Conciliar a produção agropecuária com a sustentabilidade em âmbito sócio-econômico e ecológico, foi esse o assunto abordado durante o segundo painel apresentado ontem no 4º Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (ConbATER). O painel foi moderado pelo diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek. Representantes de órgãos públicos e instituições privadas discutiram as possibilidades e necessidades para a sustentabilidade agrária no país. Para Meire Ferreira, do Instituto para o Agronegócio Responsável (ARES), essa conciliação é possível sim. Para isso, o Instituto aposta na construção de conhecimento, informações e diálogo entre as diferentes partes envolvidas no agronegócio.

Práticas sustentáveis - Integração que, para Paulo Guilherme Cabral, do Ministério do Meio Ambiente, é peça chave para que a adoção de práticas sustentáveis possa acontecer. Para ele, este processo só é bem-sucedido quanto existe diálogo entre produtores rurais, comunidade científica e promotores da sustentabilidade. Quando se considera todas as variáveis que influenciam e são influenciadas pela sustentabilidade.

Vitrine Tecnológica - Os participantes visitaram ontem pela manhã dos trabalhos de extensão rural e assistência técnica desenvolvidos na Via Rural, também conhecida como Fazendinha, instalada na Sociedade Rural do Paraná, no Parque Governador Ney Braga. A visita foi uma forma de demonstrar aos participantes do congresso o modelo praticado pela Emater-PR.(Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados