FECOOPAR: Diretoria para a gestão 2011/15 é eleita em Assembleia Extraordinária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Novembro/8/201111815545/{/gallery}A Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) realizou, na manhã desta segunda-feira (07/11), em Curitiba, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) destinada a eleger a diretoria para o período de 2011 a 2015, o Conselho Fiscal e os delegados representantes junto à Confederação Nacional das Cooperativas (Cncoop). Para a diretoria foram eleitos: João Paulo Koslovski (presidente), Valter Pitol (vice presidente), Luiz Roberto Baggio (secretário), Ricardo Accyoli Calderari (tesoureiro) e Manfred Alfonso Dasenbrock (suplente). Os membros do Conselho Fiscal eleitos como titulares foram: Carlos Yoshio Murate, Jacir Scalvi e Rudnei Carlos Grigoletto, tendo como suplentes Jorge Karl, Dorival Bartzike e Orestes Barrozo Medeiros Pullin. Os delegados que vão representar a Fecoopar na Cncoop são João Paulo Koslovski, Luiz Roberto Baggio e Valter Pitol. A posse será no dia 02 de dezembro, durante o Encontro Estadual dos Cooperativistas Paranaenses, no Teatro Positivo, em Curitiba.
Associação sindical – A Fecoopar é uma associação sindical de grau superior, sem fins lucrativos, voltada para a defesa das categorias e atividades desenvolvidas pelos sindicatos patronais das cooperativas. Teve sua carta sindical emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 27 de abril de 2006. Possui como sindicatos filiados: Sincoopar Transporte, Sincoopar Crédito, Sincoop/PR, Sincoopar Oeste, Sincoopar Sudoeste, Sincoopar Noroeste, Sincoopar Centro Sul, Sincoopar Norte, Sincoopar Saúde e Ocepar.
Organização Sindical no Brasil – A organização do sistema sindical cooperativo começou s ser implementada no início da década de 90, quando as organizações estaduais de cooperativas, seguindo um orientação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ampliaram suas ações adquirindo a prerrogativa sindical, requerendo registro junto ao MTE para exercerem a representatividade sindical patronal em seus respectivos Estados.
Pioneira - No Paraná, a Ocepar foi a primeira organização estadual a buscar essa representação. Em AGE realizada em 1993, os estatutos da entidade foram alterados, incluindo a prerrogativa sindical e a palavra “sindicato” em seu nome, passando a ser denominada Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Como sindicato, ela é a legítima representante das sociedades cooperativas com base territorial em todo Paraná, exercendo suas prerrogativas de sindicato patronal desta categoria econômica, com base em registro sindical emitido pelo MTE em 15 de janeiro de 1997. Ela representa as cooperativas nas negociações e no desenvolvimento de atividades que visam aprimorar a relação capital e trabalho em seus diferentes ramos do cooperativismo.
Aperfeiçoamento - Com objetivo de aperfeiçoar o sistema sindical, em 9 de setembro de 2003, em AGE, a Ocepar abriu a sua base sindical, tendo criado cinco sindicatos regionais (um por núcleo cooperativo), representando o ramo agropecuário, um sindicato para cada um dos ramos de transporte, crédito e saúde, permanecendo ainda a Ocepar com sua representatividade sindical para os demais ramos não representados por sindicatos específicos. Na sequência, constituiu-se a Fecoopar.
Representação sindical do cooperativismo brasileiro - O artigo 511 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assegura a licitude de associações cuja finalidade seja o estudo, a defesa e a coordenação de interesses econômicos e profissionais. Tais interesses emanam respectivamente da identidade, similaridade ou conexões das atividades empreendidas e, por conseguinte, das atividades ou profissões necessárias à sua concretização. Desse modo, formam-se os conceitos de categoria econômica e profissional, protegidas pela Constituição Federal em seu artigo 8º, limitadas somente pelo interesse dos empregadores e trabalhadores delas integrantes, exercendo a representatividade sindical respectiva em bases territoriais não inferiores a um município. Assim, surgem os sindicatos patronais e laborais, e, a partir destes, as federações e as confederações, dando sustentação à sistemática da pirâmide sindical.
Representação Patronal - A categoria econômica cooperativa encontra-se organizada nos três níveis de representatividade sindical: a Confederação Nacional das Cooperativas, quatro federações interestaduais (Fecoop Centro-Oeste e Tocantins - GO, DF, MT, MS e TO; Fecoop Nordeste - PE, PB, RN, CE, PI, MA e SE; Fecoop Sulene - AL, BA, ES, MG e SC e a Fecoop Norte -AM, AP, RO, RR e PA), duas estaduais (Fecoopar/Paraná e Fescoop/São Paulo) e 38 sindicatos.
Representação Laboral - A categoria profissional cooperativa está organizada nos dois níveis de representatividade sindical. A Federação Nacional dos Trabalhadores Celetista nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop), com base territorial nacional, possui 14 sindicatos filiados. No Paraná, existem sete sindicatos de trabalhadores em cooperativas, seis no ramo agropecuário e um no ramo crédito, representados pela Fetracoop (Federação dos Trabalhadores nas Cooperativas no Estado do Paraná), sindicato de 2º grau. Ela ainda não possui registro sindical no MTE, bem como um sindicato de empregados em cooperativas de saúde, cujo pedido de registro sindical tramita administrativamente no MTE. Além dos sindicatos que representam a categoria preponderante (trabalhadores em cooperativas), existem os sindicatos das categorias diferenciadas, tais como: motoristas, movimentadores de cargas, dentre outros.