FERROSUL: Assembleia aprova projeto que cria a ferrovia da integração do Sul
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão por unanimidade, nesta segunda-feira (19/04), o projeto de lei nº 127/10 que autoriza o governo do Paraná a criar a Ferrovia da Integração do Sul S/A (Ferrosul) a partir da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste). A proposta, do Poder Executivo, recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento.
Novas linhas - Somando o atual traçado da Ferroeste - 248 quilômetros de linha férrea entre Guarapuava e Cascavel - e a expansão futura com a Ferrosul, o total de novas linhas chegará a 2.595 quilômetros. "A Ferrosul vai permitir a integração ferroviária dos quatro estados do Sul - Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, inclusive com países vizinhos como a Argentina e o Paraguai", destacou o deputado Reni Pereira, relator do projeto nas duas comissões.
Votações - A matéria ainda deve passar por pelo menos mais duas votações antes de ser enviada à sanção ou veto do governador Orlando Pessuti. O projeto de lei que cria a Ferrosul permite alterar a denominação e os fins sociais da companhia estatal paranaense Ferroeste, que receberá o nome de Ferrosul, passando a ter a participação acionária dos estados do Sul, integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A iniciativa também assegura a celebração de acordo de acionistas da Ferroeste garantindo a participação dos demais Estados na gestão da nova empresa, informa o líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli.
Entendimento - A decisão de criar a Ferrosul, segundo o presidente da Ferroeste Samuel Gomes, é resultado de um entendimento dos governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul em reunião do Codesul realizada em 18 de novembro de 2009, em Campo Grande (MS). "Este encontro teve como objetivo planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos em toda esta região de abrangência da Ferrosul", informou Samuel. A Ferrosul terá como base física a linha existente da Ferroeste e os novos trechos em projeto da empresa ligando Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (AEN)