FÓRUM DE CRÉDITO RURAL: Ministro Paulo Bernardo fará abertura do evento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o secretário nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniram Sanches Peraci, participam, nesta sexta-feira (24/04), do Fórum de Crédito Rural 2009, na sede da Ocepar, em Curitiba. O evento terá início às 9 horas e contará ainda com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Valter Bianchini, do delegado federal do MDA no Paraná, Reni Denardi, do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e do presidente do Instituto Emater, Arnaldo Bandeira.
Objetivo - Durante o Fórum serão debatidas as políticas do governo federal para o financiamento da agricultura diante do novo cenário nacional e internacional, as mudanças implementadas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e os procedimentos para o enquadramento das cooperativas e cooperados dentro do Pronaf.
Público - O evento é destinado a dirigentes, gerentes e profissionais dos departamentos agronômicos, de crédito rural e financeiro das cooperativas agropecuárias, crédito, eletrificação rural, agentes financeiros públicos e privados. A promoção é da Ocepar, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento Agrário.
PROGRAMAÇÃO: - 09h00 Abertura , João Paulo Koslovski - presidente do Sistema Ocepar, Paulo Bernardo Silva - ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valter Bianchini - secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Adoniram Sanches Peraci - secretário da Agricultura Familiar do MDA/SAF e Reni Denardi - Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Paraná. 09h30 - Políticas do Governo Federal para financiamento da agricultura frente ao novo cenário econômico e financeiro nacional e internacional com Paulo Bernardo da Silva, ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão. 10h30 - Crédito Rural - Alterações no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e condições para enquadramento das cooperativas agropecuárias, Adoniram Sanches Peraci - secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA/SAF. 11h30 - Procedimentos necessários para emissão da DAP - Declaração Aptidão ao Pronaf pessoa física e jurídica, Arnaldo Bandeira - presidente da EMATER - Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural.
SERVIÇO: Fórum de Crédito Rural 2009 - Data: 24/04/2009 - Horário: 8h às 12h - Local: Av. Cândido de Abreu, 501 - Curitiba (PR) - Mais informações: (41) 3200-1100, com Flávio Turra ou Robson Mafioletti