FÓRUM DE VAREJO: Cooperativas apostam na integração para ampliar participação no varejo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Diretores, gerentes e coordenadores das áreas de varejo das cooperativas agropecuárias paranaenses estão reunidos em Curitiba, nesta quinta-feira (28.08), para a 5.ª Reunião do Fórum de Varejo. O evento, que acontece na sede do Sistema Ocepar, tem por objetivo aproximar os profissionais das cooperativas dentro de uma estratégia de ampliação da participação das cooperativas no setor de varejo.
Programação manhã - "A Ocepar iniciou em dezembro de 2006 o processo de intercooperação com a formação do grupo de cooperativas que atuam no varejo. Até o momento já foram realizadas cinco reuniões do fórum e estamos com 250 horas/aula do curso de marketing de varejo que é realizado em parceria com a escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) e que conta com participação de 35 profissionais", comentou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na abertura do evento. De acordo com ele, a partir da integração e com o ambiente de negócios favoráveis, as cooperativas do Paraná, avançaram na área de varejo nos últimos anos. "Um exemplo é que as cooperativas paranaenses passaram a liderar as exportações das cooperativas, registrando um aumento expressivo nas vendas externas nos primeiros sete meses de 2008", afirmou. Os resultados obtidos até o momento, na sua avaliação, são bastante satisfatórios, porém, ainda há espaço para as cooperativas avançarem mais no setor de varejo.
Campanha de marketing - "Tem muita coisa que podemos fazer em conjunto. A Ocepar, além de estimular a integração, também quer contribuir, sendo que uma das estratégias para isso é a continuidade da campanha de marketing Cooperativas, Orgulho do Paraná, que iniciamos no ano passado", disse Ricken. A proposta da Ocepar para este ano é incluir na campanha informações que mostram aos consumidores a origem dos produtos que eles estão consumindo, além de depoimentos de produtores dizendo o quanto eles melhoraram de vida com o cooperativismo. "Há estudos que comprovam a transformação econômica e social que o cooperativismo gerou em muitas regiões do Paraná", complementa Ricken.
Pesquisa de opinião - Outra estratégia da Ocepar é dar continuidade à pesquisa de opinião que avalia a percepção da população paranaense em relação ao cooperativismo. "Nossa idéia é fazer esta pesquisa por cinco anos seguidos", disse o superintendente. Os resultados da pesquisa de mercado O que os paranaenses conhecem sobre cooperativas - hábitos e consumos, a primeira encomendada pela Ocepar, foi apresentada aos participantes do Fórum pela professora da PUC/Pr e coordenadora da pesquisa Silvana T.Hastreiter. "Foi um trabalho bastante abrangente, que abrangeu 45 cidades e cinco regiões do Estado, e cujo resultado traz informações interessantes e, principalmente, úteis as cooperativas", comenta Silvana. Ela cita como exemplo a informação de que a população tem uma boa receptividade em relação às cooperativas, porém, ainda não associam os produtos e serviços que consomem, e que levam marcas de cooperativas, ao setor cooperativista. "Isto mostra que é preciso trabalhar um pouco mais esse aspecto, para que as pessoas saibam que os produtos que estão levando à mesa são produzidos por cooperativas", diz Silvana.
Programação - Depois da apresentação da pesquisa, o diretor de Marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes, ministrou a palestra "Visão moderna de marketing e ações de intercooperação entre as Cooperativas para potencializar os resultados". No período da tarde, o superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Valmor Rovaris, vai falar sobre o setor supermercadista e a crise de alimentos - perspectivas setoriais para o segundo semestre e a intercooperação com os fornecedores e cooperativas paranaenses. Na seqüência, o gerente da Divisão de Alimentos da Lar, Jair Meyer, e o gerente de Varejo da Corol, João Sanches, irão apresentar o case de intercooperação no café Lar x Corol, além de outros cases de cooperativas de ações para potencializar as vendas e resultados. No final do encontro, o assessor técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti, irá apresentar o Curso de Pós Graduação Marketing de Varejo.