FÓRUM DOS PRESIDENTES: Evento reunirá dirigentes de cooperativas na próxima semana
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar reúne os presidentes das cooperativas do Paraná no dia 28 de maio, próxima segunda-feira, no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba, para o Fórum dos Presidentes. O início do fórum está marcado para as 14 horas. A abertura do evento será feita pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. O dirigente adiantou ao Paraná Cooperativo que durante o evento será debatida uma proposta de maior integração entre as cooperativas de diversos ramos, por região do Estado. “A idéia é discutir assuntos comuns aos vários ramos em cada região – como saúde e previdência privada - e estimular a realização de reuniões periódicas sobre esses temas”, explicou Koslovski.
Oportunidade de integração - Segundo o presidente da Ocepar, a tônica do fórum é reunir os presidentes de todos os ramos, permitindo a discussão de questões econômicas e dos temas relacionados ao cooperativismo. Neste evento, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado em janeiro pelo presidente Lula, será um dos destaques. O ministro Paulo Bernardo (Orçamento e Gestão) fará uma apresentação aos dirigentes cooperativistas, ao final do evento. O PAC, lançado com o objetivo de destravar a economia e gerar um crescimento sustentável, prevê que 86% dos investimentos programados para o setor de logística nos próximos quatro anos serão feitos pelo governo federal. A previsão é investir, no total, R$ 58,3 bilhões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
Infra-estrutura - Koslovski avalia que contemplar a infra-estrutura do País é de fundamental importância. “Tudo o que for feito para ajudar o setor produtivo a produzir melhor é fundamental”, destacou ele, explicando que hoje existe um gargalo que tem prejudicado o desempenho empresarial brasileiro. “Melhores estradas, rodovias, infra-estrutura portuária, alternativas energéticas, certamente permitiria reduzir o custo Brasil, ampliando nossa competitividade em várias áreas. O exemplo clássico neste campo é a dificuldade vivenciada pelo setor primário, que tem alta competitividade para dentro da porteira e perde esta condição quando o produto sai da porteira”.
Confira a íntegra da programação:
14h00 Abertura:
João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar
14h10 Palestra: “Ações da Frencoop e análise do andamento dos projetos de lei de interesse das cooperativas em tramitação no Congresso Nacional”.
Deputado Odacir Zonta, presidente da Frencoop.
15h45 Coffee break
16h00 Palestra: “Conjuntura econômica mundial brasileira”.
Raul Velloso, consultor econômico e ex-secretário de assuntos econômicos do Ministério do Planejamento.
17h45 Discussão das ações do Sistema Ocepar em prol do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo.
João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar.
19h00 Apresentação do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
Paulo Bernardo, ministro do Orçamento e Gestão.
20h00 – Jantar de encerramento