FÓRUM DOS PRESIDENTES I: Debate com candidatos tem boa repercussão entre os dirigentes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Dirigentes cooperativistas que participaram do evento realizado na última sexta-feira (30/07), em Curitiba, avaliaram positivamente o encontro entre os representantes do setor e os principais candidatos ao governo do Paraná, Osmar Dias e Beto Richa. Na oportunidade, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, entregou a ambos um documento com as propostas do cooperativismo do Paraná para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Dias e Richa expuseram os planos que pretendem executar caso sejam eleitos e responderam às perguntas do público. O debate fez parte da programação do Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná. Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento, entre cooperativistas, jornalistas, parlamentares, assessores de comunicação das cooperativas e lideranças do setor produtivo.  

Iniciativa - "Todas as entidades que fazem parte da sociedade paranaense devem se organizar para ouvir as propostas dos candidatos ao governo do Estado. A Faep fez isso, as cooperativas também e acredito que a indústria também o fará. A Ocepar está de parabéns pela iniciativa de promover esse encontro com os candidatos, apresentando para eles as suas idéias e uma proposta de governo para o Estado do Paraná", afirmou o presidente da cooperativa Castrolanda, Frans Borg. Na avaliação do presidente da Federação Unimed Paraná, Orestes Barroso Medeiros Pullin, o evento representou uma grande oportunidade para o cooperativismo. "Eu tenho que parabenizar a Ocepar por esse trabalho porque é uma oportunidade de podermos discutir de forma adulta, madura e equilibrada com os candidatos a governador do Estado para que eles também sintam quais são os anseios dos diversos segmentos do cooperativismo. Realmente eu fiquei muito impressionado com a qualidade da discussão. O nível foi muito bom e acho que todos nós ganhamos com essa iniciativa: a sociedade, as cooperativas e os próprios candidatos", afirmou.

 

Fundamental - O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, acredita que as propostas apresentadas pela Ocepar podem ser adotadas por qualquer um dos candidatos ao governo. "Por meio da Ocepar, nós reunimos todas as reivindicações do Estado e a representação da Ocepar é fundamental em relação a qualquer um dos dois candidatos. É uma proposta única, bem fundamentada e que levará, sem dúvida, qualquer um dos dois candidatos a adotar medidas que nós estamos solicitando", disse Lourenço.  "Apresentar as nossas sugestões aos candidatos ao governo do Estado foi importante porque mostrou com muita clareza aos candidatos aquilo que é o anseio e a necessidade do agronegócio e também de todos os ramos do cooperativismo. Dessa forma, a expectativa é fazer com que o governo que for eleito realmente trabalhe em parceria, naquilo que for possível, com as cooperativas e com o cooperativismo", afirmou ainda Valter Pitol, da cooperativa Copacol.

 

Opinar - Na avaliação do presidente da cooperativa Coamo, José Aroldo Galassini, a Ocepar fez um bom trabalho em promover o debate com Osmar Dias e Beto Richa e acredita que seria interessante estender a iniciativa aos candidatos à presidencia da República. "Os debates foram muito bons, com boas perguntas e boas respostas. Ambos são de uma linha democrática e, a respeito da propriedade privada, os dois têm a mesma linha e eu acho que deu para ver com mais profundidade a formação de cada candidato", ressaltou Galassini. "Independente do candidato que ganhar, temos a preocupação em opinar a respeito, por exemplo, de questões ligadas ao Porto de Paranaguá, trocar ideias a respeito de Agricultura, de Meio Ambiente, pesquisa e diversos órgãos relacionados a essas e outras áreas. Queremos opinar para que sejam escolhidas pessoas altamente capacitadas para poder levar o estado à frente porque nós tivemos alguns prejuízos no passado porque esse trabalho não foi tão valorizado. Essa iniciativa foi muito boa. Todos se comprometeram em trabalhar pelo desenvolvimento do Estado e vamos apoiá-los, com certeza", completou.

 

Proveitoso - Para o presidente da cooperativa Coasul, Paulino Fachin, os pronunciamentos dos candidatos ao governo do Estado nesta sexta-feira indicam que boa parte das propostas apresentadas pela Ocepar vão ser incorporadas aos seus planos de governo. "Tivemos essa oportunidade de elaborar um documento único que foi entregue aos dois candidatos e queremos crer que, da forma como eles o receberam e se manifestaram, seus planos vão contemplar quase todos os interesses do setor do agronegócio do nosso Paraná, que tem um potencial muito grande de crescimento, mas tem carência de infraestrutura", disse Fachin.

 

Conhecimento - Na opinião do presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, o debate representou um meio de conciliar as propostas do cooperativismo com as dos dois candidatos.  "Foi muito importante essa participação dos candidatos na Ocepar porque eles tiveram conhecimento das propostas do cooperativismo para o Estado do Paraná. Tivemos a oportunidade de debater com eles o crescimento e o desenvolvimento do Paraná e de tirar algumas dúvidas que tínhamos em relação às propostas deles. O cooperativismo tem uma participação muito forte na economia do Estado e, nesse momento, nós conseguimos fazer com que essa proposta nossa, de maior crescimento da economia paranaense, seja inserida dentro das propostas de governo, independente de quem seja o governante. Foi uma grande oportunidade para os candidatos e para nós cooperativistas em promover uma ponte, um diálogo, de conciliação de propostas e de interesses comuns para o crescimento do Paraná", afirmou Grolli.

 

Sensibilidade - "Foi a oportunidade deles apresentarem o plano de governo dentro das reivindicações traçadas pela Ocepar para atender o sistema cooperativista, especialmente o sistema de produção. Foi extremante importante porque fez com que eles também pudessem expor sua ideologia e o seu pensamento. Foram contundentes nas afirmações que vêm ao encontro de interesses do produtor. Um dos pontos fortes foi o direito da propriedade. Os dois defendem o mesmo posicionamento. Temos dois candidatos com grande potencial e, com certeza, vão promover a recuperação do Paraná naquilo que se perdeu durante esses anos todos em termos de desenvolvimento e de postura", disse o presidente da cooperativa C. Vale, Alfredo Lang, Para ele, ambos demonstram bastante sensibilidade em se tratando de cooperativismo e agronegócio. "O ponto forte deles é exatamente a sensibilidade que possuem para a importância que o agronegócio representa, uma vez que temos a participação de 55% da produção agropecuária do Paraná. Foi possível sentir bem claro que é um setor que eles vão olhar com carinho", acrescentou Lang.

 

Transparência - "Foi uma iniciativa muito positiva, bem encaminhada, como a Ocepar tem feito nos últimos anos, com muita transparência e muita receptividade dos candidatos com relação às propostas. A Ocepar apresentou um programa muito bom, amplo, completo, um plano de governo para o Estado que ambos os candidatos poderão utilizar", afirmou o presidente da cooperativa Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio.

Conteúdos Relacionados