FÓRUM DOS PRESIDENTES II: É preciso viver mais e bem
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Este foi um dos inúmeros conselhos dados pelo médico, Ricardo de Marchi, presidente da Health Alliance, empresa voltada para o desenvolvimento de programas de promoção de saúde para o ambiente corporativo. Ele fez a palestra de abertura no Fórum dos Presidentes, na noite de segunda-feira (13/10), no auditório da Ocepar, em Curitiba. Durante uma hora e meia o especialista falou aos dirigentes sobre os principais cuidados com a saúde. Para ele saúde é também um recurso financeiro e tudo pode ser colocado a perder quando se vive com baixa qualidade de vida. "É preciso viver mais e bem", disse. Dr. Marchi lembrou que os dirigentes presentes tem toda capacidade para gerenciar uma cooperativa, ou qualquer outra empresa. Mas a pergunta que ele fez é se todos tem capacidade de gerenciar suas próprias vidas? "Será que não deixamos de lado o que há de mais importante? Este é o grande negócio do mundo moderno e precisamos estar alertar para os principais sintomas que nosso corpo emite. Vivemos num sedentarismo, agenda corrida, alimentação inadequada, vida profissional mais importante de que a pessoal, pressão pelo tempo e vida social totalmente ausente. Estes são fatores que nos levam ao colapso, à morte", sentenciou.
Hábitos - Para o especialista tudo passa pela mudança de hábito. "Precisamos adequar nossas vidas e nossas atividades ao tempo que dispomos. Nós é que fazemos o tempo é só uma questão de hábito. É como escovar os dentes, não fazemos disso uma rotina? Atividade física é a mesma coisa, tem que ser um hábito diário, rotineiro". Para completar o médico é enfático ao afirmar de que ninguém morre de infarto, mas sim de um estilo de vida. "Quando a gestão dos riscos é ineficiente o problema aparece, assim é também em nossas vidas, em nossa saúde. Se você não cuida do seu corpo, vai viver dentro do quê?", pergunta Dr. Marchi.
Dicas - O palestrante aproveitou para deixar aos participantes algumas dicas básicas para que se tornem um hábito. "Queremos oferecer a todos um gerenciamento semanal de saúde física em forma de uma pirâmide, aonde o cume que representa um dia, sugerimos REPOUSO, descanso total, lazer para reposição do equilíbrio e diminuição do estresse. Abaixo seriam dois dias por semana, ATIVIDADE MUSCULAR, com exercícios físicos voltados para a força e tônus muscular. Em terceiro lugar, três dias por semana, ATIVIDADE AERÓBICA, atividade física aeróbica para melhora da capacidade cardiopulmonar, queima de gordura, diminuição dos riscos cardiovasculares e aumento da resistência (caminhada, jogging, bicicleta, etc). Em seguida, quatro dias por semana, SEJA ATIVO, movimentando-se em todos os momentos possíveis, subindo e descendo escadas, andando, evitando ficar sentado, etc. Em quinto lugar, cinco dias por semana, SONO ter um sono de boa qualidade, com duração entre 6 e 8 hs, sem insônia e acordando descansado. Seis dias por semana CONSCIÊNCIA EM ALIMENTOS E BEBIDAS, estar consciente em relação à alimentação e à ingestão de bebidas alcoólicas, procurando manter hábitos mais saudáveis possíveis. E por último, na base desta pirâmide ALONGAMENTO, sete dias por semana fazer alongamentos diários e freqüentes, em todos os momentos possíveis.