FÓRUM DOS PRESIDENTES IX: Reconhecimento ao trabalho dos “heróis do cooperativismo”

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, considerou as homenagens que o Sistema Ocepar prestou aos ex-presidentes da Ocepar “justa aos heróis do cooperativismo paranaense”, que, com dedicação e profissionalismo ajudaram a construir o alicerce do sistema no Paraná. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao final do evento, realizado de forma virtual nesta quinta-feira (22/07), afirmou que “temos muito orgulho do cooperativismo do Paraná, que faz a diferença no Brasil”, reconhecendo a importância das lideranças que foram homenageadas durante o Fórum dos Presidentes. 

 

Horizonte - Freitas enfatizou que o cooperativismo paranaense “faz um trabalho maravilhoso e que não é fácil, porque há dificuldades e desafios a serem superados. Vocês, do Paraná, tem ajudado o cooperativismo brasileiro, com o profissionalismo na gestão, desde a autogestão adotada pelo Van Kaick, aproveitando as oportunidades de políticas públicas, fazendo o dever de casa. Essa profissionalização que vocês vêm tocando faz uma diferença fundamental, pois leva ao planejamento, que gera confiança nos cooperados e que produz mais que o desenvolvimento econômico, mais que o desenvolvimento social de seus cooperados, porque o cooperativismo gera prosperidade sobre toda a sociedade que está no entorno do cooperativismo, uma onda de prosperidade que faz bem à comunidade. Temos de passar isso para o mundo”. 

 

Resultados - O Secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, enfatizou que tem convivido com os 50 anos da história bonita do cooperativismo paranaense, com seus avanços, “encurtando o tempo para chegar ao faturamento recorde, mas não só dobrar a movimentação financeira, mas visando obter margens maiores para distribuir aos seus cooperados. É um caminho construído por pessoas importantes, que são os ex-presidentes, que tocaram a entidade até a era do atual presidente Roberto Ricken, que tem a incumbência de levar adiante os destinos do cooperativismo paranaenses junto com esse belo time de líderes das cooperativas do estado”. E elogiou o PRC 200, que classificou de “arrojado”. 

 

Ousadia - A ministra Tereza Cristina, também parabenizou a Ocepar pelo PRC 200. “Nós precisamos ser ousados mesmo, ter meta. Temos muito orgulho do Paraná, temos muito orgulho do sistema cooperativo do Brasil que vem fazendo a diferença no agronegócio.” A ministra também aproveitou o momento conversar com as lideranças cooperativistas sobre questões de interesse da agropecuária nacional, inclusive quanto à possibilidade de ampliação de mercado externo, sobretudo para proteína animal. 

 

Conteúdos Relacionados