FRIMESA: Crianças aprendem sobre a cadeia do leite em minifazenda

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Frimesa montou junto ao seu parque industrial, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), uma minifazenda, para mostrar a alunos do ensino fundamental o processo de industrialização do leite. Um projeto voltado ao conhecimento e também para a mudança de hábito, para que as crianças passem a consumir mais produtos lácteos, alimento indispensável ao crescimento. Este evento teve início na última segunda-feira (02/10) encerra na quarta-feira, dia 11/10, véspera do Dia da Criança. No total, o projeto da Frimesa vai beneficiar alunos de 42 escolas de ensino fundamental. A idéia é que mais de três mil crianças conheçam todo o processo produtivo de uma propriedade leiteira e aprendam sobre os benefícios do leite para a saúde. Estudos revelam que o brasileiro consome apenas 130 litros de leite, seja in natura ou na forma de derivados. Para Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal seria 175 litros anuais.

Programação - Na minifazenda instalada na CIC, técnicos da cooperativa explicam o funcionamento e os cuidados necessários para se produzir um leite de boa qualidade. As crianças conheceram desde o processo de ordenha, trato dos animais, captação do leite na propriedade até a também a industrialização do produto. As crianças assistiram também a uma peça de teatro educativa com fantoches, sobre alimentação saudável. O projeto pretende receber aproximadamente três mil crianças. As visitas serão em dias alternados e em grupos. Também está aberta a visitação pública.

Pesquisas - Para Luciana Marina Picinatto, professora do ensino fundamental no Colégio Senhora de Fátima, do bairro Xaxim, em Curitiba, a importância da visita é que os alunos acabam reconhecendo o valor que tem o processo da industrialização do leite, além da possibilidade de se integrar os conhecimentos práticos com o conteúdo que as crianças aprendem na escola. “Os alunos fazem pesquisas, trazem figuras, querem participar, isso estimula o desenvolvimento deles”, comentou a professora. Ela acredita que iniciativas nesses moldes deveriam ser feitas também par ilustrar outras cadeias da alimentação. Já a professora Dagmar Arceno disse que eles conseguem aprender sobre os animais do campo que fornecem alimentos. Ela lembra que crianças acabam optando por refrigerantes ou outras bebidas artificiais ao invés de consumirem produtos nutritivos, como o leite.

Aprendizado - As crianças disseram que gostam de tomar leite. Amanda Antunes Machado, aluna da segunda série do Ensino Fudamental, disse que a visita estava sendo “bem legal, a gente alimenta os bezerros, é também vemos a transformação do leite, que sai da vaquinha e vai para o pacote ou caixinha”. Já Felipe Domingues Veiga afirmou que aprendeu como tirar leite. Beatriz Assunção Zardo achou legal a visita, principalmente aprender sobre a ordenha e os cuidados que devemos ter com os animais.

Detalhes - Magali Maróstica, gerente de marketing da Frimesa, lembra que o objetivo do programa é incentivar o consumo do leite e ensinar às crianças que o leite não vem da caixinha. “Com ajuda de nossos técnicos estamos mostramos todo o processo, os bezerrinhos, simulamos a industrialização do leite e derivados, falamos sobre as propriedades nutritivas do leite e terminamos com um teatro sobre alimentação saudável”. A demanda das escolas está aumentando, segundo Magali. “Tínhamos duas mil vagas e acabamos aumentando para três mil crianças e já estamos recebendo pedidos de outros tipos de visitas que estamos analisando, provavelmente ultrapassaremos este número também”. Magali diz que este evento deverá acontecer uma vez por ano em Curitiba e ampliar também para outros locais do Estado, “foi uma idéia que deu certo e precisa ser aperfeiçoada e repetida”.

Conteúdos Relacionados