FRIMESA: Linha de queijos parmesão conquista Selo de Excelência

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O queijo parmesão Frimesa foi o vencedor do tradicional Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado em Minas Gerais, durante o maior evento sul americano do setor de laticínios. Agora, a Frimesa estampa no rótulo da linha de queijos Parmesão (peça, fatiado e ralado), o Selo em Excelência de Melhor Parmesão do Brasil, com certificação desenvolvida pela EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e o ILCT - Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Criado há 35 anos, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos é uma vitrine para as indústrias apresentarem seus produtos, assim como, estar constantemente aprimorando as técnicas de produção.

Premiação - A premiação foi entregue em Juiz de Fora, sudoeste mineiro, no encerramento do maior evento de difusão da América Latina. A 35.ª Expolac - Exposição de produtos Lácteos e o 25.º Congresso Nacional de Laticínios, reuniu mais de dez mil pessoas de 14 a 17 de julho. Representaram a Frimesa, o encarregado João Fernando Pereira e o queijeiro Onésimo Augusto Kaiser, responsáveis pela linha de produção dos queijos da Cooperativa. Para premiar os melhores derivados lácteos, a edição de 2008 reuniu 130 produtos de 80 laticínios de todo o Brasil em nove categorias: parmesão, gorgonzola (a novidade do concurso), requeijão cremoso, queijo prato, minas padrão, queijo do reino, gouda, prato lanche, provolone, doce de leite e laticínio destaque especial (qualquer produto lácteo com características inovadoras).

Quesitos avaliados - Durante o julgamento, são avaliados quesitos como consistência, sabor, aroma, textura e o aspecto geral do produto. Para garantir sigilo, as amostras vão a julgamento com identificação feita apenas por um código de três dígitos aleatórios. "Os 24 juízes são especialistas na área de queijos, por isso, o parecer é tão importante e agrega valor ao produto", esclarece o encarregado. O objetivo de cada participante é conquistar o selo de excelência, conferido ao primeiro colocado, embora o segundo e o terceiro também recebam troféus.

Valorização do produto - Na opinião do presidente Valter Vanzella, a certificação valoriza o produto, ao mesmo tempo que comprova o compromisso da empresa em desenvolver alimentos de qualidade. "O concurso de Produtos Lácteos é uma premiação conceituada entre as indústrias do setor laticinista de todo o país. Estar entre os melhores é um reconhecimento especial do esforço incansável da Frimesa em buscar continuamente a excelência de seus produtos". A primeira participação da Frimesa no concurso é um incentivo para, em futuras edições, buscar novas certificações como o afirma o gerente industrial, Gilson Pedro de Oliveira: "Os mais de 100 derivados de lácteos que produzimos possuem características e qualidade para novas premiações". Para ele, a conquista é muito gratificante, principalmente, se tratando do parmesão, o item mais aguardado do concurso. "Trata-se de um produto sofisticado, destinado a um público de paladar refinado e que exige o melhor".

Garantia de qualidade - A qualidade do queijo Parmesão Frimesa, degustado pelos jurados durante o concurso, é a mesma apreciada pelos consumidores, pois para participar do evento, a empresa retirou uma peça da linha de produção de agosto de 2007. "Nosso objetivo não é fabricar um produto especialmente para a competição e, sim, apresentar o melhor que temos", completou Oliveira. O parmesão Frimesa nasce na unidade industrial de Marechal Cândido Rondon, oeste paranaense, juntamente com toda a linha de queijos da empresa. São mais de 30 diferentes apresentações, divididas em queimos finos (gouda, parmesão e provolone), tradicionais (prato, mussarela), processados, (cheddar, ervas finas, 4 queijos) e fundidos. (Revista Frimesa, edição julho/agosto 2008)

Conteúdos Relacionados