GERAÇÃO DO FUTURO: Coamo inicia 11ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“A Coamo acredita que o processo de mudança para tornar o agronegócio cada vez mais produtivo e eficiente, passa necessariamente, pela formação, educação e o desenvolvimento do quadro social, e de modo especial dos jovens cooperados.” Com esta filosofia preconizada pelo engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente da Coamo, a cooperativa iniciou na manhã de hoje em Campo Mourão, a 11ª turma do Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas com a participação de 50 cooperados representando 24 Municípios da sua área de ação. O programa foi idealizado por Gallassini em 1998 e em parceria com o Sescoop, já formou 450 jovens líderes em 10 turmas, sendo uma referência na área cooperativista, inclusive vencedor do prêmio OCB/Revista Globo Rural na categoria Educação Cooperativista. Para Gallassini, a proposta do programa está fundamentada no entendimento de que os jovens cooperados representam um presente e futuro promissor no cooperativismo brasileiro, motivado pela sua grande potencialidade e interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos seus negócios e de sua cooperativa. "Em prol do bem comum e de uma sociedade mais humana, fraterna e com melhor qualidade de vida no ambiente produtivo rural", considera.   

Iniciativa pioneira – Pioneiro na educação cooperativista brasileira, o programa reúne jovens cooperafos na faixa etária de 20 a 35 anos, sendo realizado com visão de futuro e fé na força e no dinamismo dos jovens produtores atuando como agentes de transformação, objetivando o desenvolvimento global da família cooperativista. Na coordenação do trabalho que contempla quatro módulos, além de viagem técnica e formatura, a Coamo além dos seus profissionais, conta também com o apoio e experiência do professor Albino Gawlak, da ACG – Assessoria Consultoria Gerencial e Treinamento, que é um dos grandes nomes no país no trabalho de formação e educação cooperativista, com ênfase na organizacional do quadro social.     

Módulos - Durante os módulos, os jovens cooperados analisam, aprendem e trocam experiências sobre as melhores formas de administração, visando a obtenção de resultados através de um gerenciamento dinâmico e empreendedor. Também visualizam o cenário vivenciado pela Coamo com a prática de conceitos administrativos e gerenciais qualificados para os dias atuais. Sempre com visão empresarial, buscando produtividade, competitividade e qualidade, condições primordiais para o alcance do sucesso nas suas atividades. A metodologia utilizada durante o curso reúne atividades teóricas e práticas, de forma expositiva e participativa, através de dinâmicas de grupos, estudos e análise de casos concretos, apresentações individuais e grupais. “Tudo visando o desenvolvimento pessoal e profissional de cada jovem cooperado, otimizando e descobrindo as suas potencialidades”, informa o professor Albino Gawlak.                                                                                           

Empreendedores - Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o sucesso do programa é fruto de muita seriedade, entusiasmo e interesse da Coamo e dos jovens em ser profissionais empreendedores na condução dos seus negócios. “Desde o início acreditamos no sucesso do projeto e hoje, após 10 turmas formadas, a Coamo está colhendo os frutos de um trabalho sério calcado no planejamento e na preparação de jovens empresários rurais para desempenhar o seu papel no agronegócio”, comemora. Segundo ele, a filosofia de trabalho da Coamo oportuniza aos jovens líderes cooperativistas a implementação de estratégias no dia-a-dia das suas atividades, que os coloquem na vanguarda do agronegócio brasileiro. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados