GESTÃO: Bacen e Sicredi discutem melhorias na gestão cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Estiveram reunidos em Curitiba, entre os dias 3 e 4 de maio, representantes do Bacen (Banco Central do Brasil), presidentes das unidades do Sicredi no Paraná, técnicos e auditores do sistema cooperativo, para discutirem e implementarem novas ferramentas de gestão para as cooperativas de crédito.

Maior eficiência - Harold Espínola, supervisor das cooperativas de crédito no Bacen, apontou “a ampliação da governança” como tema central do encontro. Segundo Harold, a governança é uma forma de gestão simples, que, na verdade, nasce junto a cada cooperativa, e, trata-se de um conjunto de comportamentos que levam a conduzir os negócios com segurança, transparência, seguimento da lei, profissionalismo; melhorando continuamente a qualidade dos processos. Espínola propõe o resgate do risco operacional, o qual sempre esteve no alvo administrativo das cooperativas, mas, que agora, passa a exigir processos de mapeamento e avaliação que garantam mais eficiência e segurança para o sistema e seus associados.

Capacitação - Para Ênio Meinen, vice-presidente da Confederação Sicredi, “o evento está se tornando tradicional em ambas as agendas. Bacen e Sicredi têm duas reuniões marcadas todos os anos. Nessas ocasiões, sempre se aprende muito. É uma oportunidade para conhecer detalhadamente nossas responsabilidades. Todos temos a ganhar com a ampliação do diálogo produtivo”. Um exemplo da afinação entre as instituições, segundo Meinen, é a governança. Outro é relativo à carteira de crédito, na qual irão atuar profissionais qualificados, capacitados pelo programa Sicredi Aprende”.

Sicredi Nova Londrina - Jorge Guedes, presidente da Sicredi Nova Londrina, julga o encontro participativo, muito importante e positivo: “Nós nos aproximamos de um Bacen que vem com uma postura não só de supervisão, mas de consultoria. Há um genuíno interesse do Banco Central em respaldar nosso crescimento responsável”.

Supervisão Consolidada - Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR, orienta sobre o trabalho que o Bacen está realizando na sede Central Sicredi PR, em Curitiba. “Durante 4 semanas, técnicos do Banco Central realizam  na sede Central Sicredi a supervisão consolidada. Após esse período, o processo se estenderá para todas as cooperativas do sistema Sicredi no estado”, comenta Manfred. O presidente da Central Sicredi considera fundamental para a entidade a equalização com o Banco Central, pois, segundo ele, isso “prove as cooperativas com todo o ferramental de segurança para as operações do dia-a-dia”.

Conteúdos Relacionados