GRUPO DE TRABALHO: Força-tarefa busca solução para dívidas rurais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os deputados da Comissão da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal criaram um grupo de trabalho denominado ''força-tarefa do agronegócio'' que tem como objetivo principal encontrar soluções para o endividamento dos produtores rurais brasileiros. O grupo é formado ainda por técnicos da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelos ministérios da Fazenda e da Agricultura. A equipe foi montada depois de uma reunião realizada na noite da última terça-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O primeiro encontro desta força-tarefa já está marcado para esta terça-feira, dia 12 de junho com a presença do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro e do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy.

Suspensão das execuções - O deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR), que faz parte do grupo, disse que os quatro assuntos principais que farão parte da pauta de trabalho são as execuções fiscais, o endividamento, o custo de produção e a redução dos juros dos financiamentos. ''Queremos que sejam suspensas as execuções fiscais contra os produtores rurais até que sejam esgotadas as discussões sobre o endividamento'', destacou.  Ele contou que o grupo pediu para a Esalq (SP) um raio-X do setor para descobrir o que está acontecendo com a renda dos produtores, com os juros cobrados nos financiamentos, entre outras questões. ''Tudo isso vai passar pela força-tarefa. Vamos desnudar o setor'', disse.

Total - O deputado contou que foi solicitado também um levantamento da OCB e da CNA para saber o valor total da dívida dos produtores. Segundo ele, as dívidas vêm desde 2004. ''Queremos o produtor confortável para poder trabalhar e alimentar o País'', afirmou. Segundo o deputado, hoje, o governo federal tem cerca de R$ 40 bilhões só de sobras da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), dinheiro que poderia aplicar no setor.

Reunião - A força-tarefa já teve uma reunião com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Segundo Lupion, o ministro colocou-se à disposição do grupo de trabalho e considerou as reivindicações justas. Além de Lupion, o grupo de trabalho é formado pelos deputados federais Valdir Colato (PMDB-SC), Neri Gueller (PSDB-MT), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e pelo presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, e pelo deputado federal Homero Pereira (PR-MT) que está representando a CNA. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados