IMIGRAÇÃO: Aprovado projeto que institui 2011 como Ano da Holanda no BR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 14 de julho, o Projeto de Lei nº 6498/09, que institui 2011 como o Ano da Holanda no Brasil, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e de outros 37 deputados das bancadas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná (veja relação abaixo). A data foi sugerida devido ao centenário da chegada dos imigrantes holandeses em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais, ocorrida em abril de 1911. De acordo com o deputado Hauly, o projeto originou de uma proposta feita pelos representantes do município de Carambeí e do embaixador da Holanda no Brasil. "Nós estivemos reunidos com eles para discutir o tema. Eu apresentei o projeto de lei que foi aprovado nas comissões da Câmara e está indo para o Senado da República para marcar os 100 anos de imigração desse povo trabalhador e ordeiro que trouxe uma grande contribuição para o Brasil, notadamente na agricultura e na pecuária", afirmou o parlamentar na sexta-feira (16/06), em Curitiba, ao tratar sobre o projeto de lei durante visita ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.
Batavo - "O Brasil inteiro conhece a cooperativa Batavo, sediada em Carambeí e fundada por descendentes da Holanda. No Brasil há também outras cidades que contam com uma grande presença holandesa, como é o caso de Holambra, no Estado de São Paulo, e Não me Toque, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, também tivemos várias reuniões com todos os parlamentares envolvidos diretamente com esses municípios. No Paraná são de quatro a cinco deputados federais e estamos trabalhando agora para aprovar o projeto no Senado, onde o nosso relator será o senador Alvaro Dias", disse Hauly. Segundo o deputado, já existem recursos aprovados relativos às obras de infraestrutura, para marcar o centenário da imigração holandesa no Brasil. "Vamos trabalhar também para viabilizar recursos para as comemorações", acrescentou.
Autores - Os autores do projeto de lei nº 6498/09 são: Luiz Carlos Hauly, Abelardo Lupion, Gustavo Fruet, Osmar Serraglio, Chico da Princesa, Eduardo Sciarra, Marcelo Almeida, Luiz Carlos Setim, Ratinho Junior, Alex Canziani, Rodrigo Rocha Loures, Alfredo Kaefer, Affonso Camargo, Cesar Silvestri, André Zacharow, Moacir Micheletto, André Vargas, Darcisio Perondi, Onix Lorenzoni, Osvaldo Biolchi, José Otavio Germano, Vilson Covatti, Pompeo de Mattos, Manuela D'Ávila, Affonso Hamm, Paulo Pimenta, Luiz Carlos Busato, Eliseu Padilha, Luis Carlos Heinze, Renato Molling, Beto lbuquerque, Antonio Bulhões, Alberto Alves, Carlos Zarattini, Francisco Rossi, Nelson Marquezelli, Dimas Ramalho e Vanderlei Macris.
Cooptur - Para o presidente da Cooperativa de Turismo do Paraná (Cooptur) e vice-presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), Dick Carlos de Geus, o anúncio da aprovação do projeto foi recebido com alegria pelas populações de Castro, Arapoti e Carambeí, onde existem imigrantes holandeses. "Estamos organizando uma grande festa para marcar os 100 anos de imigração para 2011, com a realização de eventos culturais, inaugurações de espaços e uma solenidade com a presença de autoridades brasileiras e também da Holanda. É uma forma de preservarmos nossa identidade cultural e deixar para nossos descendentes um pouco daquilo que nossos pais e avós, que aqui vieram e ajudaram a construir toda uma história", lembrou.
Ato cooperativo - Em sua passagem pela Ocepar, Hauly comentou ainda sobre o projeto que trata do ato cooperativo, também de sua autoria e que foi aprovado pela Comissão de Indústria e Comércio e segue em tramitação na Câmara dos Deputados. "É uma das principais reivindicações do setor a definição exata do que é e do que não é o ato cooperativo, fundamental para a discussão tributária em nosso país. Esse espaço entre a cooperativa e a iniciativa privada, o que é tributado, o que não é tributado, o que é do produtor cooperado, o que não é, sempre gera uma controvérsia, uma discussão muito grande", afirmou o deputado. "Nós somos cooperativistas. Defendemos o cooperativismo solidário, inclusivo, participativo e como uma das formas de enfrentar essa economia de mercado maluca. Quanto mais apoio à cooperativa, mais forte a economia brasileira. O Paraná tem o melhor sistema cooperativo do Brasil. A Ocepar é uma das melhores entidades do Brasil, exemplo modelar. Dessa forma, nós sempre seguimos a orientação da Ocepar, que representa o movimento cooperativista paranaense", completou.