INDÚSTRIA E COMÉRCIO: BNDES lança Política de Desenvolvimento Produtivo no PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Paraná terá uma Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). A iniciativa, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com os governos federal e estadual, será lançada oficialmente na segunda-feira (26) com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. O lançamento acontece na abertura da Conferência de Cooperação para a Inovação Sustentável - Anpei 2010, às 14h30, no Cietep, em Curitiba, com a presença do governador Orlando Pessuti.

Nacional - Criada em maio de 2008 pelo governo federal com o objetivo de mobilizar o setor produtivo na busca por crescimento e desenvolvimento, a PDP vem sendo aplicada inicialmente em âmbito nacional. O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, em audiência com o presidente do BNDES, propôs o início do trabalho em âmbito estadual, no Paraná. "Não é suficiente ter um plano de desenvolvimento para o Brasil, é preciso elaborar um planejamento com recorte estadual", disse Rocha Loures durante o encontro com Coutinho.

Ações de incentivo - Nesta quinta (22/04), técnicos da Fiep se reuniram com representantes do BNDES e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além de órgãos do governo estadual, como a Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Secretaria do Planejamento e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No encontro, foram identificadas ações de incentivo ao desenvolvimento industrial em diferentes áreas, implantadas pelas três esferas - governo federal, estadual e setor produtivo.

Alinhamento - "Pela PDP, o governo federal tem uma série de programas de incentivo ao desenvolvimento, mas muitos deles não são aproveitados por falta de um maior alinhamento com a política estadual e as ações do setor produtivo", afirma o gerente de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Gustavo Fanaya. "Nós do Sistema Fiep, por exemplo, temos um arsenal de programas que, por meio do PDP do Paraná, queremos alinhar com as políticas públicas", acrescenta.

Base - Na reunião desta quinta foram traçadas as premissas que servirão de base para a formulação do documento que cria oficialmente a PDP do Paraná. Na segunda-feira926/04), Luciano Coutinho, Rodrigo da Rocha Loures e o governador Orlando Pessuti assinam o documento. A partir daí, serão alinhadas as políticas e ações existentes nas três esferas, em diferentes áreas. "Hoje existe um grande alinhamento entre governo federal, governo estadual e setor produtivo, o que possibilita a consolidação de um programa de Estado, de longo prazo", diz Fanaya. (AEN)

Conteúdos Relacionados