INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Paraná vira centro de negócios do Brimcs
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Curitiba vai se tornar nesta quinta-feira (24/06), o centro de negócios dos países emergentes na economia mundial. Nesse dia, a Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, promove no Cietep, em parceria com a Fiep - Federação das Indústrias do Paraná, o 3º Seminário Brimcs que discute o potencial de mercado do Brasil, Rússia, Índia, México, China e África do Sul.
Potencial - "Este é um evento que mostra ano após ano aos paranaenses o potencial de mercado que temos para desenvolver com esses países. O Seminário amplia o poder de negociação do Paraná, pois temos a oportunidade de saber quais produtos e serviços temos potencial de negociação, estreitando os laços do Paraná com esses países", destaca o presidente da Faciap, vice-presidente da CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil na pasta de Comércio Exterior, Ardisson Naim Akel.
Diálogo - O Seminário abre possibilidade de diálogo entre os representantes oficiais desses países e os empresários paranaenses, que muitas vezes acabam desconhecendo o potencial de negócio que o seu produto tem no mercado internacional. Em 2009, mesmo com o impacto da crise econômica que reduziu o volume de exportações brasileiras, o Paraná fechou o ano com saldo positivo na balança comercial. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) o saldo foi de US$ 1,6 bilhões, números que são potencialmente melhores do que no ano anterior, onde foram registrados US$ 655,5 milhões.
Exportações - Em 2009 o Brasil exportou para a Rússia U$ 2,8 bilhões, para a Índia foram U$ 3,4 bilhões, para o México foram U$ 2,6 bilhões, a África do Sul comprou U$ 1,2 bilhões, e para a China o volume de exportações foi de U$ 20,1 bilhões. E nos primeiros cinco meses desse ano as vendas para a China já representaram 16% do volume de transações do comercio exterior.
Programação - O evento é aberto para empresários que atuam e também aqueles que ainda não ingressaram no comércio exterior. "É uma oportunidade para conhecer mercados em potencial. Se o empresário ainda não conhece os caminhos do comércio internacional, nosso Instituto oferece todo o suporte necessário para que ele ingresse e, principalmente, permaneça fazendo negócios com outros países", explica Adriana Cordeiro, especialista em comércio exterior e Coordenadora do Ippex - Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior, órgão veiculado a Faciap que é responsável pela realização do Seminário Brimcs. A novidade do Seminário Brimcs deste ano é a rodada de negócios entre traiding e indústrias.
Mercado brasileiro - Na programação o mercado brasileiro será exposto pelo Secretário de Comércio Exterior Welber Rarral. O diretor da Câmara de Comércio Brasil - Rússia, Arnaldo Mariz, vai mostrar as oportunidades de comércio com a Rússia; o mercado da Índia será apresentado pelo embaixador Pracash (ver nome completo) e pelo cônsul geral da Índia Jeitendra Kumar TRipathi; o mercado mexicano será apresentado pelo conselheiro comercial da Oficina de Promoção do México Pró México, Juan Manoel Pinto Ribeiro Correa; Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil- China, vai apresentar as oportunidades comerciais com os chineses; e o cônsul econômico do Consulado da Africa do Sul, Jacob Moatsghe, vai apresentar o mercado da África do Sul.
Palestras - Além das oportunidades de negócio com os países que integram o grupo Brimcs o evento trará duas palestras com o objetivo de fomentar e mostrar as facilidades da atividade exportadora: "Simplificação de comércio Exterior", por Daviane Chegoski, gerente de negócios dos Correios, e "Comerciais Exportadoras: Otimizando o acesso ao comércio exterior", por Mauricio Miguel Manfré, gestor de promoção comercial da Appex - Brasil.
Serviço: As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo portal: www.faciap.org.br. Mais informações
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (41) 3307-7024. (AEN)