INFORMAÇÃO: Site terá dados sobre qualidade do leite comercializado no PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma parceria firmada pela Secretaria de Estado da Saúde com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor/DPDC do Ministério da Justiça, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, propiciará a criação do Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite - Cquali-Leite.
Banco de dados - Trata-se de um banco de dados sobre a inspeção e fiscalização da produção, industrialização e comercialização de leite UHT, pasteurizado e em pó, incluindo resultados de análise laboratorial e de verificação de rotulagem, explica a chefe da Divisão da Vigilância Sanitária de Alimentos da Secretaria de Estado da Saúde, Elaine Castro Neves. O objetivo, de acordo com ela, não é unificar a inspeção e a fiscalização da cadeia produtiva do leite, mas harmonizar procedimentos para aprimorar, principalmente, o acesso da população a informações sobre a qualidade do leite".
Implantação - A implantação do Cquali-Leite no Paraná será discutida em reunião que a Secretaria da Saúde vai promover no próximo dia 3 de abril. Do encontro devem participar, além dos parceiros da Secretaria nesse projeto, representantes do Procon, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, do Laboratório Central do Estado (Lacen), da Polícia Federal e do Ministério Público Estadual. São órgãos que fortalecerão o empreendimento e ajudarão a alimentar o site do Cquali-Leite, que será criado na internet, com hospedagem na página eletrônica do Ministério da Justiça. A expectativa é de que a primeira fase dessa parceria esteja funcionando já no segundo trimestre do ano, afirma Elaine. (Agência Estadual de Notícias)