INFRA-ESTRUTURA: Paraná investirá R$ 200 milhões em rodovias

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O governo do Estado anunciou nesta terça-feira (30/01) que irá investir R$ 200 milhões nos próximos quatro anos em rotas alternativas às rodovias pedagiadas, no programa Estradas da Liberdade. A divulgação foi feita pelo governador Roberto Requião (PMDB) durante reunião da Escola de Governo, quando deu autorização imediata à Secretaria do Transportes (SETR) para iniciar a concorrência para a recuperação de dois trechos de rodovias. Estão nos planos do governo estadual a implantação de cinco grandes eixos rodoviários no Paraná em que não haverá cobrança de pedágio até o fim de 2010. Com a autorização do governador, a Secretaria do Transportes vai abrir processo de licitação nas próximas semanas para 46 quilômetros de rodovias, num investimento orçado em R$ 11,4 milhões. De acordo com o Palácio Iguaçu, no noroeste do Estado serão recuperados 28 quilômetros da PR-218, entre Atalaia, Ângulo e Iguaraçu, a um custo de R$ 5,5 milhões. E no oeste, 18 quilômetros da PR-486, entre o rio Piquiri e Assis Chateaubriand, vão ser restaurados, com investimentos no valor de R$ 5,9 milhões. As obras devem durar cerca de dez a doze meses. O governador afirmou que as obras do programa vão ser realizadas com o objetivo de articular as rodovias estaduais e criar eixos de desenvolvimento em todo o Paraná. E o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, explicou que as obras fazem parte dos serviços de melhoria que vão envolver cinco rotas alternativas. Segundo Tizzot, as estradas vão ser preparadas para que comportem o movimento diário de cargas. Os trechos que vão ser licitados fazem parte das rotas “Cinco” e “Três”.

Rotas - A primeira das cinco vias alternativas que o governo pretende implantar é a que liga Curitiba à região de Londrina via Estrada do Cerne, que seria uma estrada alternativa à Rodovia do Café e quando concluída deve evitar quatro praças de pedágio. A segunda é a que liga o sudoeste do Paraná com a Região Metropolitana de Curitiba e que desvia de outras quatro praças de pedágio. O governo estabeleceu também uma terceira rota entre Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, a fim de interligar o noroeste com o oeste sem a necessidade de se pagar pedágio. Segundo Tizzot, essa alternativa vai evitar mais quatro praças. A quarta via liga Campo Mourão a Ponta Grossa, passando por Reserva e Cândido de Abreu, desviando de uma praça. Por fim, a quinta rota alternativa vai ligar Paranavaí e Londrina, através de rodovia entre Rolândia, Jaguapitã, Iguaraçu, Astorga e Atalaia. (Paraná Online)

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