INFRAESTRUTURA I: PR tem R$ 3 bi de recursos previstos para rodovias e ferrovias até 2014

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Até 2014, o Paraná dispõe de R$ 3 bilhões em recursos previstos pelo governo federal para obras de melhoria nas malhas rodoviária e ferroviária, de acordo com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que recebeu, na tarde desta quarta-feira (07/12), em Brasília, os representantes das entidades que compõem o Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, entre eles, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. “O encontro, que teve como ponto central a discussão da área de infraestrutura, foi muito positivo. Nós detalhamos à ministra as reivindicações do Fórum. A questão em relação ao volume de recursos para as rodovias e ferrovias está bem encaminhada. A ministra também nos informou que estão garantidas verbas para as obras nos aeroportos de Cascavel e Maringá. Quando ao Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, estão sendo feitos estudos para a construção da terceira pista”, explicou Koslovski.

 

Estudo - Levantamento realizado pelo Fórum Futuro 10 indicou que serão necessários cerca de R$ 7 bilhões até 2015 para resolver boa parte dos problemas de infraestrutura de transporte existentes no Paraná. Membros do Fórum sugeriram à bancada paranaense no Congresso Nacional a apresentação de emendas coletivas para assegurar os recursos por meio do orçamento da União de 2012 e do Plano Plurianual do governo federal referente ao período de 2012 a 2015. “De acordo com a ministra, como nós já apresentamos essa proposta ao coordenador da bancada, deputado Fernando Giacobo, é necessário agora aguardar a viabilização das emendas”, disse o presidente da Ocepar. Ainda de acordo com ele, Gleisi também frisou a necessidade do Paraná apresentar projetos para que o governo federal possa destinar mais recursos ao Estado.

 

Portos - Em relação ao modal portuário, o estudo do Fórum mostrou a demanda de investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em obras prioritárias como dragagem e aprofundamento, substituição de equipamento no corredor de exportação, derrocagem submarina, berço para veículos e para navios de passageiros e ampliação do Porto de Antonina, entre outras. “Precisamos resolver os gargalos existente no Paraná, principalmente no Porto de Paranaguá. A produção agropecuária está aumentando e não podemos mais deixar que os atuais entraves continuem prejudicando as exportações e comprometendo a nossa competitividade. Soluções urgentes devem ser tomadas para que possamos estar inseridos no mercado de forma eficiente”, disse Koslovski. Felizmente, há uma sinergia muito grande entre o governo federal e estadual e estamos sentindo boa vontade de ambas as partes em fazer as coisas acontecerem”, acrescentou Koslovski. 

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