INSUMO: Paraná prepara programa para distribuição de calcário

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Paraná começa a elaborar um programa tripartite de distribuição de calcário que deverá beneficiar agricultores familiares em todo o Estado. Foi o que informou nesta sexta-feira (20/03) o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, durante visita à 35ª Expo Umuarama. A idéia do governo do Estado é unir esforços com as prefeituras e com os produtores para viabilizar o projeto. O governo envia o calcário e as prefeituras se responsabilizam pelo frete. "O agricultor também paga um pouco, mas bem menos em relação ao custo total da operação de compra e transporte do insumo", explicou Bianchini.

Correção de solo - O calcário é um insumo utilizado para correção do solo e aumenta a produtividade das lavouras. A demanda é grande, mas o custo do transporte das minas, a maioria situada na Região Metropolitana de Curitiba, até as regiões de produção muitas vezes inviabiliza a compra e a distribuição do insumo, disse o secretário. Atualmente, o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), está beneficiando os produtores do bicho-da-seda, setor atendido por pequenos produtores. O governo do Estado está entregando cerca de 90 mil sacas com 50 quilos de calcário para atender os sericicultores.

Meta - A meta é financiar a compra de calcário pelo agricultor com juros de 1% ao ano e com a garantia do Fundo de Aval, do governo do Estado, para o pequeno produtor que não tem garantias a oferecer nas instituições financeiras. "Nos próximos 15 dias, os técnicos da Seab estarão no campo para preparar o programa", anunciou Bianchini. (AEN)

Conteúdos Relacionados