INTEGRADA: Cooperativa comemora 15 anos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2010/Dezembro/8/2010128115424/{/gallery}A Cooperativa Integrada está comemorando 15 anos. Fundada em Londrina no dia 6 de dezembro de 1995, a Integrada se consolida como uma das principais cooperativas do Paraná, com faturamento anual acima de R$ 1 bilhão. Para comemorar a data, a cooperativa promoveu um café da manhã com cooperados, colaboradores e parceiros comerciais. "Nesses 15 anos, foram muitas lutas e desafios e conseguimos superar cada obstáculo. Nesse momento gostaria de agradecer a confiança de todos que sempre acreditaram no nosso trabalho", agradece o presidente da Integrada, Carlos Murate.
Números - Com 52 unidades de recebimento localizadas nas regiões norte e oeste do Paraná, a Integrada tem mais de 6 mil associados. Por ano, a cooperativa recebe cerca de 1,4 milhões de toneladas de grãos, sendo 600 mil toneladas de soja; 480 mil toneladas de milho e 275 mil toneladas de trigo, entre outros produtos. Desde a fundação, a cooperativa prioriza os investimentos estratégicos em estruturas de armazenagem. "Dessa forma, propiciamos maior agilidade no recebimento da produção e reduzimos custos operacionais dos nossos cooperados, pois as unidades ficam mais próximas da propriedade", comenta Murate.
Desafio - Agora, afirma Murate, o grande desafio é aumentar a participação da indústria no faturamento global da cooperativa, que hoje representa cerca de 20% do total. Por isso, a cooperativa está investindo em diversificação de renda para associados e em nichos de mercado.
Projeto Sucos - Com o projeto Sucos, iniciado em 2007, a Integrada está incentivando a plantação de cinco mil hectares de laranja no norte do Estado. A cultura tem um grande potencial de adaptação à região e é uma forma da cooperativa incentivar a diversificação de renda, principalmente do pequeno e médio produtor. "Essa produção vai abastecer uma indústria, que será construída em Uraí e terá capacidade inicial de produção de 12 mil toneladas de suco concentrado por ano. O foco dessa produção será a exportação", afirma o diretor da Integrada.
Unidade industrial - Para o mercado interno, a cooperativa anunciou a construção da nova unidade industrial de milho da cooperativa. A indústria será construída em Andirá e deve entrar em funcionamento em 2012. Com investimentos de cerca de R$ 30 milhões, a planta industrial será de última geração e vai priorizar a segurança alimentar com baixo impacto ambiental.
Processamento - A atual indústria da Integrada processa anualmente 180 mil toneladas de milho em diversos produtos utilizados nas principais multinacionais de bebidas e alimentos do país. Com a nova indústria, a capacidade de processamento deve atingir até 300 mil toneladas/ano. Além desses clientes, a cooperativa espera abrir o leque comercial com a área de amido modificado, buscando um mercado mais pulverizado e de maior valor agregado. O projeto também prevê, no futuro, a construção de uma unidade para extração e refino de óleo de milho. (Imprensa Integrada)