INTEGRADA: Produtores franceses visitam cooperativa em Londrina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A estiagem que assolou a Europa no ano passado trouxe à tona a fragilidade do sistema produtivo daquele continente. A quebra da safra européia de milho foi boa para os brasileiros, pois contribuiu para o aumento nos preços da commoditie, mas também mostrou que a agricultura de paises como França e Alemanha, por exemplo, precisam ser mais competitivas. Por isso, uma caravana formada por cerca de 40 produtores e técnicos franceses visitou o Paraná para conhecer um pouco mais sobre tecnologia agrícola. Bem diferente de lá, onde os produtores são praticamente "sustentados" por fortes subsídios e farta linha de crédito, o grupo pôde ver de perto como se faz para conseguir altas produtividades sem a ajuda do governo e com crédito caro e escasso.

Turismo técnico - Trazidos por uma empresa de Londrina especializada em turismo técnico e de negócios, a Integrada foi uma das cooperativas escolhidas para a visita. Acompanhados pelo assessor de cooperativismo da Integrada, Ademar Ajimura, e da equipe técnica da regional Londrina, o grupo passou um dia conhecendo as estruturas e os associados da Integrada. A primeira visita foi na unidade de recebimento de Londrina, onde puderam observar como se faz o armazenamento de produtos como trigo e soja, além de presenciar o embarque de produtos para Paranaguá, tanto por via rodoviária como por ferrovia. Depois, foram até a propriedade do cooperado Américo Amano para visitar uma lavoura de soja. Mostrando-se impressionados com o nível tecnológico da produção, os franceses prestaram atenção a todas as informações repassadas pelo associado da Integrada.

Degustação - Além das informações, o grupo ainda teve a oportunidade se deliciar com um saboroso café da tarde, preparado pelo núcleo feminino da regional Londrina. Essa participação feminina na cooperativa também impressionou os franceses. A última etapa da visita foi uma recepção na matriz da cooperativa, onde o grupo foi recebido pelo diretor secretário, Sérgio Otaguiri, e o gerente de comercialização, João Bosco de Azevedo. Mostrando muita curiosidade e desejo de informação, o grupo fez diversos questionamentos aos representantes da Integrada sobre soja, milho e algodão transgênico, energia renovável e técnicas de manejo.

Para Sérgio Otaguiri, "a Integrada se sente honrada por receber produtores de outros países para mostrar aos estrangeiros as potencialidades da agricultura paranaense, que tem como ponte forte a alta produtividade e a diversificação", comenta o diretor. (Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados