INTERCÂMBIO: Parlamentares japoneses visitam a Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Quatorze deputados estaduais e três representantes de entidades da província de Saitama, no Japão, visitaram na noite de terça-feira (02/09) a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. A comitiva foi recebida pelo presidente João Paulo Koslovski e pelo superintendente adjunto, Nelson Costa. O deputado paranaense Luiz Nishimori (PSDB) acompanhou os parlamentares japoneses e traduziu as informações repassadas pela Ocepar, que apresentou dados sobre o cooperativismo e números sobre a participação das cooperativas na economia do Paraná. O presidente Koslovski saudou a comitiva e reforçou a importância dos japoneses como pioneiros do cooperativismo brasileiro. "Os imigrantes japoneses construíram uma história de trabalho e realizações que os paranaenses reconhecem e saúdam. Os laços que unem o Paraná e o Japão se intensificam a cada dia", disse.

Estado lidera exportações - Os parlamentares fizeram inúmeras perguntas sobre as cooperativas do Paraná, com interesse pelo sistema produtivo do ramo agropecuário. O presidente da Ocepar falou sobre os investimentos constantes em melhorias e procedimentos de qualidade, que tornaram as cooperativas grandes exportadoras, com vendas para mais de 100 países. "O Paraná lidera o ranking de exportações do cooperativismo brasileiro. De janeiro a julho, as vendas externas das cooperativas do estado foram superiores a US$ 860 milhões, uma alta de 65% em comparação ao mesmo período no ano passado", explicou. Segundo Koslovski, os negócios com o Japão têm amplas possibilidades de ampliação. "A visita dos parlamentares de Saitama é muito positiva, pois o intercâmbio aproxima e faz com que surjam novos canais de comunicação entre a província e as cooperativas do Paraná", afirmou. As informações sobre os números do cooperativismo paranaense foram complementadas com a entrega do catálogo "Produtos e Serviços das Cooperativas". A publicação elaborada pela Ocepar tem o objetivo de divulgar os principais produtos das cooperativas agropecuárias do Paraná.  

Exportação - De acordo com o deputado Nishimori, os japoneses já são grandes compradores das cooperativas brasileiras, especialmente frango, soja e suco de laranja. "Mas a pauta de exportações pode e deve ser ampliada. Existem possibilidades de negócios muito fortes na compra de carne de suínos. Algumas questões de procedimentos e regras precisam ser trabalhadas. Em se tratando de legislação, ter um canal de diálogo com os parlamentares japoneses é fundamental", afirmou. Depois da apresentação dos números do cooperativismo paranaense, a Ocepar ofereceu um jantar à comitiva de Saitama. Em nome do grupo, o deputado Mankichi Okamura agradeceu a acolhida e estendeu convite para que dirigentes da Ocepar e de cooperativas do Paraná visitem a província japonesa. Com uma população de aproximadamente 7,1 milhões de habitantes, Saitama está situada ao norte de Tóquio (capital japonesa). Sua economia tem fortes bases industriais, principalmente no setor da indústria mecânica. 

Programação - Além da Ocepar, os parlamentares japoneses visitaram o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), a prefeitura de Curitiba, a Assembléia Legislativa do Paraná e a URBS (Urbanização de Curitiba), responsável pelo gerenciamento e planejamento do sistema de transporte coletivo, tráfego e trânsito de Curitiba. A comitiva segue nesta quarta-feira (03/09) para Foz de Iguaçu e depois para o Rio de Janeiro.

Conteúdos Relacionados