INTERCOOPERAÇÃO: Copacol, Cocamar e Cooperante participam do projeto Brasil Mais Cooperativo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a presença do Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke, do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do representante do Icca, Cristian Fischer, e lideranças cooperativistas das regiões Sul e Nordeste e técnicos de entidades, aconteceu, na manhã desta sexta-feira (25/06), uma reunião de alinhamento do Projeto Eixo Intercooperação do Programa Brasil Mais Cooperativo.

Parcerias - Este projeto liderado pelo Mapa e OCB reúne 24 cooperativas da região nordeste, dos estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte que serão apoiadas pelas cooperativas Copacol, Cocamar e Cooperante, do Paraná, Aurora, Coopervil, Cooperja, de Santa Catarina, e Garibaldi, Dália e Santa Clara, do Rio Grande do Sul.

Troca de experiências - “Queremos mostrar que é possível o sistema cooperativo brasileiro fortalecer aquelas cooperativas que mais precisam de gestão e de acesso a mercados, por meio da troca de experiências com aquelas que já possuem excelência, muitas vezes a nível mundial. Essa intercooperação é voltada para a região do AgroNordeste, mas a nossa previsão é expandir o projeto para todo território nacional”, revelou o secretário Fernando Schwanke.

Unir esforços - Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, lembrou que “esta intercooperação das regiões Sul e Nordeste é uma iniciativa importante e todas as ideias são bem-vindas para construir este processo. Não será fácil, mas valerá a pena quando cumprirmos com este processo de integração. Uniremos esforços para que as cooperativas possam trocar informações e que possam se desenvolver de forma conjunta. Precisamos de resiliência e o apoio do governo é fundamental como alavanca a parceria com o Icca, que poderá abrir portas para outras integrações. Agradeço a cada uma das cooperativas que aceitaram o convite desta parceria”, frisou o dirigente.

Protagonismo - Segundo o representante do IICA no Brasil, Christian Fisher, a partir do aprendizado desta experiência será possível expandir a iniciativa para América Latina e Caribe. “Consideramos extremamente importante a estratégia de impulsionar a intercooperação como vetor de fortalecimento e protagonismo das cooperativas”.

Sistema Ocepar– O evento contou com a presença do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti. “Acreditamos que é uma iniciativa importante para que tanto as cooperativas da região Sul como as cooperativas selecionadas do Nordeste possam trocar informações exitosas, respeitando sempre as características regionais para poder contribuir com desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. Uma iniciativa que apoiamos aqui pelo Sistema Ocepar através das nossas cooperativas”, lembrou.

Estrutura - O programa está estruturado em seis eixos temáticos, que são: promoção e fortalecimento da organização social, organização da produção e qualificação de processos de gestão; apoio à intercooperação; comercialização nos mercados privados e nas compras governamentais; ações de formação e de assistência técnica; e acesso aos mercados nacional e internacional.

Conteúdos Relacionados