INTERNET: ANBA vence prêmio CNC

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Uma série especial sobre o café, publicada na Agência de Notícias Brasil Árabe (Anba) em janeiro deste ano, venceu o "Prêmio Especial de Reportagem CNC 25 anos" na categoria internet. O prêmio, promovido pelo Conselho Nacional do Café, será entregue no próximo dia 15 de maio, em Brasília. A série premiada, produzida pelas jornalistas Cláudia Abreu, Débora Rubin e Geovana Pagel, é composta por seis matérias principais que mostram como a cafeicultura brasileira superou crises do passado, voltou a brilhar nesta década e tem pela frente um futuro promissor. Em 2006, o país produziu 44 milhões de sacas de café e respondeu por 30% do mercado mundial. Para o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr., o prêmio do CNC mostra o comprometimento da equipe da Anba. "É um grupo que gosta do que faz, que trabalha sério. O prêmio é fruto desse trabalho", afirma. Outro ponto importante, lembrado por Sarkis, é que, cada vez mais, fica evidente o passo assertivo da Câmara Árabe, que criou e apostou na agência como ferramenta para estreitar os laços entre o Brasil e o mundo árabe.

Meios - Segundo Joel dos Santos Guimarães, editor-chefe da Anba e diretor da Meios Comunicação e que já foi palestrante num dos Fórum de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas aqui no Paraná, os prêmios que a agência vem recebendo desde o seu lançamento mostram a eficiência do projeto editorial. "Sempre apostamos no bom jornalismo, na criatividade dos nossos profissionais e no trabalho em equipe. Um exemplo disso: que quase todos os prêmios que ganhamos – já são cinco - foram com reportagens feitas por uma equipe", afirma. Para Guimarães, o prêmio "é o reconhecimento da competência dos profissionais da Anba. Aqui não é o estrelismo, mas o jornalismo que importa, nossa preocupação é com o leitor. E isso nos faz lembrar, diariamente, o motivo que levou à criação da agência pela Câmara Árabe: fomentar as relações entre o Brasil e os países árabes, tendo como resultado o crescimento e a geração de novas oportunidades de negócios, o estreitamento das relações culturais e o fortalecimento das relações diplomáticas". Com uma visão ampla, sem miopia, a Anba tem conseguido cumprir, com louvor, esse trabalho. É um veículo focado em assuntos da área econômica, de negócios, comércio exterior e cultura. "Passados quatro anos, podemos dizer que o caminho escolhido pela Câmara está correto. A Anba é hoje um importante meio de comunicação e divulgação das relações entre esses dois mundos", acrescentou Guimarães.

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