LÁCTEOS I: Crianças entregam doações no Dia Mundial do Leite
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Para marcar a comemoração do Dia Mundial do Leite, dia 1º de junho, estudantes de escolas primárias de Curitiba farão nesta sexta-feira (1º/06) a entrega de 1,4 mil quilos de leite e derivados a entidades assistenciais ligadas à FAS, a Fundação de Ação Social da capital. A iniciativa faz parte do convênio entre a Prefeitura de Curitiba, Sindileite, Senar e Faep, que realiza de 29 de maio a 3 de junho a Avenida do Leite no Mercado Municipal. A Avenida do Leite faz parte do "Programa Produtos do Paraná – Curitiba Promove o Agronegócio Paranaense". Segundo o presidente do Sindileite e assessor da diretoria da Ocepar, Wilson Thiesen, a ênfase é no público infantil, cativando o consumidor de hoje e do futuro, além de despertar nas crianças a consciência da responsabilidade social. “A questão social não é apenas doação, auxílio. É a preocupação que temos com o meio ambiente e com a qualidade dos produtos”, explica Thiesen. Na Avenida do Leite, as crianças podem conhecer todo o processo de industrialização do leite, desde a ordenha. Além de poderem fazer desenhos sobre o processo que conhecem no evento, foi organizado este ano um concurso de redação sobre as propriedades nutritivas do leite. Os autores das dez melhores redações passarão um dia em Carambeí, junto com pais e professores, conhecendo propriedades onde se produz leite e derivados.
Abertura oficial - A abertura oficial da Avenida, no dia 30, contou com a participação do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, do presidente do Sindileite e assessor da diretoria da Ocepar, Wilson Thiesen, do prefeito Beto Richa, do ex-secretário municipal de Abastecimento e ex-secretário da Agricultura, Leonel Poloni, do atual secretário do Abastecimento, Norberto Ortigara, do presidente da Faep, Ágide Meneguette, entre outras autoridades. Na abertura, Thiesen entregou simbolicamente a doação de leite e produtos derivados às entidades credenciadas junto à FAS A doação foi recebida simbolicamente pela primeira-dama do município e responsável pela FAS, Fernanda Richa, e será entregue na sexta-feira pelas crianças às entidades.
Importância do Paraná – Atualmente o Estado produz 2,5 bilhões de litros de leite, o que equivale a 10% da produção nacional. O Paraná é o terceiro produtor nacional, atrás apenas Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A meta é chegar ao segundo lugar em volume produzido. “Mas somos o primeiro em qualidade”, afirma Thiesen. “E continuamos investindo em qualidade, para ser referência nacional, o que é um diferencial para nossas marcas”, completou o presidente do Sindileite.
RMC – A Avenida do Leite tem como intuito promover o agronegócio na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde está concentrado um terço da população do Estado, o equivalente a três milhões de pessoas.
Nutrição - Estudos revelam que o leite é utilizado há dez mil anos como alimento, por suas qualidades nutricionais. Como alimento, o leite apresenta grande concentração de cálcio, mineral essencial para a formação e manutenção da integridade dos ossos. Ajuda na formação de tecidos e órgãos, regula a utilização e aproveitamento de proteínas, gorduras e açúcares e ajuda no funcionamento do cérebro. O leite ajuda no equilíbrio da flora intestinal, por meio de microrganismos vivos, presentes nos alimentos chamados probióticos como iogurte e leite fermentado. Trabalhos mostram ainda que o cálcio diminui o risco de câncer de cólon e ainda pode contribuir para reduzir depósitos de gordura.