LÁCTEOS II: Avenida do Leite leva ordenha ao Mercado Municipal
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A cadeia produtiva do leite mudou nesta semana a rotina do Mercado Municipal de Curitiba. Milhares de pessoas têm a oportunidade de assistir ao vivo a ordenha de vacas e o processo de fabricação de derivados do leite. A iniciativa é da Federação da Agricultura (Faep), em parceria com a prefeitura e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindileite) que, através do projeto Avenida do Leite, têm como objetivo de aproximar o consumidor do setor produtivo e destacar a importância nutricional do produto.
Estações - Uma área de 500 metros quadrados foi dividida em sete estações, onde técnicos explicam como funciona cada elo da cadeia produtiva, desde seleção de insumos, características do rebanho paranaense, logística, controle de qualidade e industrialização. Empresas de laticínios participam do evento em estandes onde fazem exposição e degustação de sua linha de produção. Entre as principais atrações está o estande dos animais, onde este ano estarão expostos três animais adultos, além dos bezerros, que estão em ambiente isolado para facilitar o acesso das crianças. Neste ambiente, os visitantes podem presenciar a ordenha que é feita seis vezes ao dia (duas por animal).
Variedade - A importância nutricional do leite e a variedade de produtos de origem paranaense são apresentadas em quatro ambientes diferentes: uma mesa de café da manhã, lanche das crianças (produtos infantis), mesa de jantar (produtos mais requintados) e casa da vovó (linha voltada para terceira idade). No Paraná, o setor leiteiro gera cerca de 80 mil postos de trabalho no campo e 136 mil empregos na indústria. O espaço ficará aberto à visitação pública durante expediente comercial do mercado até o próximo domingo. Em 2006, 18 mil pessoas passaram pela Avenida do Leite, entre as quais, 3.200 crianças. (Tudo Paraná)