LAR E SICREDI: Diretorias ?não coincidentes?, mas fica a parceria
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As cooperativas Sicredi Cataratas do Iguaçu e Agroindustrial Lar mantém uma parceria de longa data. No passado era quase uma simbiose pelo fato da cooperativa de crédito ter nascido dentro da antiga Cotrefal, em 1983. Nos primeiros anos, a cooperativa agropecuária patrocinava todos os custos da então Credifronteiras para que ela pudesse crescer. Sede, diretores, setor de contabilidade, veículos e custos administrativos ficavam por conta da cooperativa de produção. A decisão se justificava também porque só podiam se associar à cooperativa de crédito os integrantes da cooperativa agropecuária. Assim, por praticidade, a Credifronteiras era praticamente um departamento da Cotrefal, embora tivesse personalidade jurídica própria.
Crescimento e mudanças – Mesmo quando a Credifronteiras adquiriu fôlego próprio, aderiu ao Sicredi e mudou seu nome para Sicredi Cataratas, a parceria continuou existindo através da eleição, para a cooperativa de crédito, de integrantes do conselho de administração da Lar. Mesmo com o crescimento da Sicredi, que já tinha inúmeras unidades de atendimento em vários municípios, a sede central continuou sendo instalações cedidas pela cooperativa Lar. Assim, a Sicredi Cataratas foi a última cooperativa de crédito do Paraná a migrar para sede própria, há pouco mais de três anos.
Presidente veio da Lar - Luiz Hoflinger, que até este ano era vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, foi eleito presidente. Mas a parceria vai continuar. Uma parceria que fez da Sicredi Cataratas do Iguaçu uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e que deu à Central Sicredi Paraná três dos seus quatro presidentes: Ignácio Aloysio Donel (1987 -1996), Seno Cláudio Lunkes (1997-2005); Manfred Dasenbrock (eleito em março de 2006). A eleição de diretorias não coincidentes é uma decisão da alta cúpula da Confederação Sicredi e tem como objetivo evitar eventuais intromissões das cooperativas agropecuárias nas de crédito. As diretorias coincidentes foram uma peculiaridade do Paraná e Santa Catarina, onde o sistema de crédito cooperativo nasceu dentro das cooperativas agropecuárias, situação raramente repetida em outros Estados. “A Cataratas do Iguaçu está bem estruturada. A Lar e a Sicredi têm diretoria e conselhos não coincidentes, mas continuarão unidas nos objetivos”, afirmou Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar.