LAR II: Cooperativa conclui diversos projetos até o final do ano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em sua passagem pela Ocepar, nesta quinta-feira (08/07), o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, também falou sobre os investimentos realizados pela cooperativa. De acordo com ele, estão sendo aplicados mais de R$ 200 milhões em uma série de projetos que serão finalizados até o final deste ano. "A cooperativa Lar tem um planejamento de 15 anos atrás, destinado a mudar o seu perfil e ampliar as suas atividades, que vai ser concluído no último trimestre de 2010. Um dos projetos é na área de avicultura, cuja produção será duplicada. Hoje abatemos 140 mil frangos por dia. Estamos ampliando a nossa capacidade de abate para 280 mil frangos dia, sendo que as instalações estarão prontas a partir do mês de novembro. Para isso, foi preciso duplicar a nossa produção de pintinhos, que também estará pronto a partir do mês de outubro deste ano. Também duplicaremos a fábrica de ração de Santa Helena", afirmou.

Frota - Segundo Irineo, investimentos estão sendo realizados ainda na frota de veículos que serão utilizados para entregar ração nas propriedades, recolher os frangos e levar o produto acabado para o destino, principalmente para o porto. A cooperativa Lar está implantando uma nova unidade de produção de leitões, cuja inauguração está prevista para o mês de novembro, com mais cinco mil matrizes. "Portanto, a Lar terá 11 mil matrizes nas duas unidades produtoras de suínos.  Também estamos fazendo uma unidade produtora para podermos ter toda a coleta de sêmen de 100 reprodutores para fazer a inseminação dessas 11 mil matrizes", informou o presidente da Lar. Ainda de acordo com ele, a unidade produtora de amidos de mandioca está sendo ampliada para processar também amido de milho.

Inovador - Outra atividade em implantação é a unidade de recria de novilhas. "É um projeto inovador. Com isso, o nosso produtor de leite, que atualmente tem que cuidar de todas as fases etárias do seu plantel, vai se concentrar mais na produção, nos animais adultos porque a cooperativa Lar vai recriar as bezerras e as novilhas e entregar esses animais já com sete meses de gestação, em fase de lactação. Isso vai fazer com que o produtor possa ter um plantel maior de animais em produção e vai tornar mais fácil a sua atividade", explica Irineo. A Lar também investiu em uma unidade tecnológica onde já foram feitos dias de campo e deverá ainda inaugurar a 12ª loja de supermercados no dia 18 de novembro, na sede da cooperativa, em Medianeira.

Total - "Ao todo são nove projetos que devem ficar prontos até o mês de novembro e estarão em produção, gerando faturamento, resultado e atendendo o quadro social", afirmou. Paralelamente, os associados da Lar terão que construir mais 400 aviários e ampliar em mais 100 as terminações de suínos. Na avaliação de Irineo, a implantação dos projetos previstos pelo planejamento feito 15 anos atrás e que está em fase final neste ano devem representar investimentos superiores a meio bilhão de reais ao longo desse período.

Conteúdos Relacionados